há 3 semanas
Laboratório Central de Campo Grande oferece só 4 de 12 exames, denuncia paciente
Pedidos eram para avaliar presença de doenças que podem levar à morte
Paciente denuncia precariedade na oferta de exames laboratoriais, no Laboratório Central Municipal de Campo Grande. De 12 prescrições, para investigar doenças graves, somente quatro foram ofertadas.
Conforme a denúncia, de forma anônima, a cada dia que passa diversos exames estão sendo desativados pelo laboratório.
''A população está put@ da vida'', desabafou o contribuinte. Ele destacou que a situação deveria chegar à imprensa para solução.
Conforme enviado ao TopMídiaNews, entre os pedidos feitos pela fonte alguns são: colesterol total; dosagem de creatinina; triglicerídeos; ácido úrico e ureia. Os exames disponíveis eram hemograma completo; análise de caracteres físicos, elementos e sedimentos da urina e dosagem de glicose.
Ainda segundo os dados, os itens não disponíveis foram marcados com um ''x''.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que "realiza monitoramento constante da rede para assegurar a oferta dos exames laboratoriais, o abastecimento de insumos e a manutenção dos equipamentos utilizados nas unidades. Situações pontuais são acompanhadas pelas equipes técnicas para serem corrigidas no menor tempo possível".
"Atualmente, a Prefeitura instituiu o Comitê Gestor da Saúde, que vem conduzindo uma ampla reestruturação administrativa e operacional na Sesau, com revisão de contratos, reorganização de equipes, visitas técnicas às unidades e implantação de novos sistemas de controle e gestão, visando fortalecer a eficiência, a transparência e a capacidade de resposta da rede municipal de saúde", finaliza.
Laboratório estaria com diversos exames indisponíveis, diz paciente (Foto: Repórter Top)