há 3 semanas
Pacientes denunciam mais de cinco horas de espera e falta de medicamentos na UPA Universitário
Segundo relato, a unidade estava superlotada desde o início da manhã desta quarta
Pacientes que procuraram atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (12), relataram longas horas de espera e falta de medicamentos na unidade. Segundo uma denunciante, que pediu para não ser identificada, a situação começou por volta das 8h e se estendeu até o início da tarde.
“Estou na UPA desde as 8 da manhã esperando uma consulta. Aqui está lotado, os médicos quase não chamam ninguém. A gente reclama para assistente social e ela fala que tem que aguardar, que a ficha está com o médico e que não pode fazer nada”, contou a paciente.
Conforme o relato enviado ao TopMídiaNews, havia pessoas aguardando desde às 6h e 7h da manhã. A denunciante afirma que chegou a sair do local por volta das 13h, e que durante o período de espera alguns pacientes se revoltaram com a demora, chegando a discutir com funcionários. “Tinha gente fazendo barraco lá por causa da demora. Uns até foram embora ou para outro UPA”, disse.
A moradora também relatou que a situação se repete com frequência. “Da outra vez que fui também demorou bastante, tinha só um enfermeiro para fazer a triagem de adulto e criança”, comentou.
A moradora precisou ir até a unidade, por conta da filha, de 14 anos, e mesmo com a demora, comenta que pelo menos foi bem atendida pelo médico. “Ele examinou minha filha, pediu exames e receitou medicamento na veia, porque ela estava com muita dor”, relatou. No entanto, afirmou que precisará comprar os remédios receitados, já que a unidade não tinha os itens necessários. “Os medicamentos dela não têm no posto, vou ter que comprar. Não tem nem bromoprida”, finalizou.
A reportagem aguarda posicionamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre a situação, ma até o fechamento desta matéria. O espaço segue em aberto para futuras manifestações da pasta.