Política

há 3 semanas

Corte de desconto do IPTU por Adriane revolta vereadores: 'medida desastrosa' (vídeo)

Prefeita reduziu o desconto de 20% para 10% a quem pagasse à vista

15/11/2025 às 09:30 | Atualizado 15/11/2025 às 09:23 Thiago de Souza
Adriane cortou pela metade desconto à vista - Reprodução PMCG

Decreto da prefeita Adriane Lopes (Progressistas) que cortou pela metade o desconto para quem pagar o IPTU à vista, gerou revolta entre vereadores de Campo Grande. Eles classificam a medida como desastrosa. 

A decisão, tomada na quarta-feira (12) pegou muitas pessoas de surpresa. Até então, quem pagasse o valor integral até o vencimento, tinha 20% de desconto no imposto. Agora, a redução é de apenas 10%. No caso de quem tem o ‘’Boleto Azul do IPTU’’, o desconto poderia chegar a 30%, no entanto, não vai passar de 20%. 

O vereador Marquinhos Trad (PDT) repercutiu o caso no plenário da Casa de Leis. Ele listou uma série de prejuízos com a medida de Adriane Lopes.   

''A prefeitura vai arrecadar menos. O contribuinte vai ficar desestimulado em pagar à vista; o contribuinte vai pagar mais caro; o dinheiro rende menos e a prefeitura arrecada pior'', lamentou Trad. 

O ex-prefeito continuou e destacou que a prefeita conseguiu uma proeza em montar uma conta onde ninguém terá vantagens. 

Tavares

O vereador Rafael Tavares prometeu protocolar um ofício e enviar para a prefeitura, com o fim de saber o porquê das alterações no carnê do IPTU. O vencimento do imposto será dia 12 de janeiro de 2026. 

''Quero que eles expliquem essa alteração no desconto. Ora, se o problema da cidade é de arrecadação, por quê a prefeitura está abrindo mão dessa arrecadação que viria no início do ano'', comentou o bolsonarista. 

O parlamentar diz não ver o menor sentido na medida da prefeita. 

Your browser does not support HTML5 video.