Cidades

há 2 semanas

Segurem suas telhas! Alerta vermelho prepara moradores para tempestades neste domingo

Instituto divulga que MS está entre os estados com maior risco de chuvas perigosas nos próximos dois dias

15/11/2025 às 10:49 | Atualizado 15/11/2025 às 11:07 Sarai Brauna
Arquivo TopMídiaNews

Mato Grosso do Sul está entre os estados que devem enfrentar as condições mais severas de tempestades entre domingo (16) e segunda-feira (17), segundo alerta vermelho emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso de “grande perigo” destaca riscos de chuva intensa, rajadas de vento extremamente fortes e possibilidade de granizo, com impacto direto especialmente nas regiões sul e oeste do estado.

O alerta está relacionado à chegada de uma frente fria intensa para esta época do ano, associada à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata. O sistema avança rapidamente pelo Sul do País e atinge o Centro-Oeste e o Sudeste já no início da manhã de domingo.

De acordo com o Inmet, é possível que as rajadas de vento ultrapassem os 100 km/h, além de haver alta incidência de raios. 

O risco aumenta pela formação de linhas de instabilidade, que podem anteceder a chegada da frente fria e provocar temporais muito fortes em um curto espaço de tempo.

Como fica o tempo no MS

O cronograma do Inmet indica risco para grande parte de Mato Grosso do Sul, especialmente entre a tarde de domingo (16) e a segunda-feira (17), com tempestades se espalhando de oeste para leste.

Na tarde de domingo, há risco de tempo severo em todo o estado, enquanto à noite as tempestades se concentram na faixa centro-sul. Durante a madrugada e manhã de segunda, o risco permanece elevado para praticamente todo o estado, e na tarde e noite de segunda as instabilidades ainda atingem o centro-norte e o oeste, mas perdem força gradualmente.

O órgão reforça que, em caso de rajadas intensas de vento, a população deve evitar:

Abrigar-se debaixo de árvores.

Estacionar veículos perto de placas, torres e estruturas metálicas.

Enfrentar alagamentos ou cruzar áreas inundadas.

Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.