há 2 semanas
Indígena é morto em ataque na área de retomada em Iguatemi (vídeo)
Mulheres, crianças e idosos também foram atacados e ficaram feridos
Na manhã deste domingo (16), foram postados nas redes sociais vídeos e fotos que mostram um ataque armado contra a comunidade indígena da área de retomada Porlitikue, no município de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul.
De acordo com relatos das lideranças locais apuradas pelo site Diário Aldeia, um fazendeiro e um pistoleiro teriam invadido o território e realizado disparos contra os moradores.
Durante o ataque, um indígena Guarani Kaiowá foi morto. As imagens enviadas registram momentos de desespero das famílias, que denunciam viver sob constantes ameaças na região. Além disso, mulheres, crianças e até idosos foram atacados, resultando em muitos feridos.
A comunidade cobra a intervenção urgente das autoridades para garantir a segurança das famílias e evitar que novos episódios de violência ocorram.
Órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal devem ser acionados para investigar o ataque e responsabilizar os envolvidos.
Mato Grosso do Sul é, historicamente, o segundo estado com mais mortes de indígenas no país, segundo dados compilados anualmente pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).