há 2 semanas
Internado na área vermelha da UPA, paciente aguarda dois dias vaga em hospital em Campo Grande
Paulo Marinho da Silva deu entrada na UPA do Universitário com problemas no coração e precisa colocar marcapasso
Familiares de Paulo Marinho da Silva, 77 anos, estão desesperados com a internação do idoso que está na área vermelha da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, aguardando vaga com urgência para um hospital, para colocar um marcapasso no coração, em Campo Grande.
Com os hospitais lotados, a família foi informada que não há vagas para a transferência do paciente.
Segundo uma das filhas do idoso, Paula Andreia Marinho, 48 anos, o homem foi levado a UPA na tarde de domingo (16), com fortes dores no peito e após atendimento já foi levado a área vermelha da unidade de saúde.
No local, o médico que atendeu o paciente informou a família que o idoso precisa passar por um procedimento cirúrgico de urgência para colocar um marca-passo.
Sem vaga nos hospitais de Campo Grande, os familiares temem que o homem morra na unidade de saúde sem conseguir o devido atendimento.
"O médico disse que não podia liberar ele, como está na área vermelha só podemos levar comida e visitar. Disseram que a vaga pode sair em até 72h, mas que podíamos judicializar com 24h de internação, tentamos, mas a unidade não permitiu, estamos desesperados, ela precisa ir para o hospital", diz a filha.
A reportagem entrou em contato com a Sesau que em nota negou detalhes do caso com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), apesar de a legislação não prever restrição quando há consentimento expresso do paciente.