Campo Grande

há 2 semanas

Projeto Aldir Blanc encerra oficinas e promove mostra cultural da Família Jarcem em Campo Grande

Mostra cultural será realizada sábado (22) na Explanada Ferroviária, com música, dança, textos e feira criativa em celebração à identidade quilombola

20/11/2025 às 14:28 | Atualizado 21/11/2025 às 08:12 Felipe Arguelho
"Nossas Histórias, Nossa Terra: A Resistência da Família Jarcem" realiza amostra cultural - Divulgação

O projeto cultural "Nossas Histórias, Nossa Terra: A Resistência da Família Jarcem", contemplado pelo Programa Nacional Aldir Blanc na categoria Culturas Quilombolas, realiza sua Mostra Cultural de Encerramento no dia 22 de novembro, a partir das 16h, na Explanada Ferroviária, em Campo Grande. O evento é gratuito e reunirá apresentações musicais, dança, textos produzidos nas oficinas e uma feira criativa e de alimentação, promovendo o resgate da cultura negra e sul-mato-grossense e fortalecendo a economia criativa local.

Idealizado pela socióloga e pesquisadora Rayanne Jarcem,  o projeto tem o objetivo resgatar a memória coletiva, fortalecer a identidade quilombola e cultivar o sentimento de pertencimento da comunidade, atualmente desterritorializada de suas terras de origem em Rio Brilhante (MS).

A Mostra Cultural Jarcem reunirá todos os resultados das oficinas anteriores, incluindo apresentações artísticas, textos e o inventário afetivo e cultural da comunidade. As atrações musicais ficam por conta de Silveira Soul e Mistura das Minas, enquanto a dança será representada por uma apresentação de Jongo, com participação de Suzy Melo no atabaque. A feira criativa e de alimentação será organizada em parceria com o Laricas Cultural.