há 1 semana
Secretária da Cidadania cita ações para combater violência de gênero: 'prevenção' (vídeo)
Ele mira jovens em grêmios estudantis para divulgar informação sobre o tema
A secretária de Cidadania de MS, Viviane Luiza da Silva, detalhou ações realizadas para levar políticas públicas a quem mais precisa. Um dos pontos destacados foi a prevenção contra a violência de gênero. Ela foi a entrevista do Programa ''Cara a Cara com Squinelo'', nesta segunda-feira (24).
Luiza observou que ela e demais atuantes na causa ainda têm de explicar que o feminicídio ou outras formas de violência de gênero não são um crime passional.
''Não é um crime por amor, é por ódio às mulheres e isso é um processo histórico'', refletiu a gestora. Ela acrescentou que ‘’o pacto do silêncio'' não vai ajudar as mulheres.
Viviane detalhou que a SEC atua em parceria com a Secretaria de Educação. Isso em razão da necessidade e importância de trabalhar a prevenção, sobretudo entre os jovens.
''A prevenção ainda é pouco feita no Brasil. Temos mostrar aos jovens o que é violência de gênero'', explicou a secretária. No trabalho, consta que é feita, desde 2024, a formação dos grêmios estudantis. Este ano, a formação, diz Viviane, foi sobre a violência, intitulada ''Juventude por Elas e por Eles''.
Ainda segundo dito pela titular da SEC, dentro do trabalho, foi identificado que a mãe de uma das líderes do grêmio sofria violência. ''Ela conversou com a mãe e explicou: mãe, o que acontece na nossa casa é violência contra você'', reportou Viviane. O exemplo é para mostrar que a comunidade escolar fica toda envolvida com o tema.
Tecnologia
Viviane destacou que o grupo do WhatsApp ''Vitória'' que leva às mulheres informações sobre como pode fazer cursos, vagas de emprego e o que é a violência de gênero e onde pedir ajuda ou registrar boletim de ocorrência.
''Não existe mais aquele velho ditado: ‘briga de marido e mulher ninguém mete a colher''.