há 1 semana
Sindicato diz ter edital de greve pronto, se vale de motoristas não cair nesta 3ª
Pagamento deveria ter sido feito dia 20; consórcio acusa gestão Adriane
Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande pressiona para que o vale-alimentação dos profissionais seja pago nesta terça-feira (25). Caso contrário, haverá consulta dos motoristas por greve. O consórcio acusa a Prefeitura de Campo Grande de atrasar o repasse.
O presidente do STCUCG, Demétrio de Freitas, disse que o prazo pedido pelas empresas de transporte expira às 16h. Caso não seja pago, a instituição tomará medidas mais ''amargas''.
''Caso não pagar eu vou soltar o edital de greve hoje [terça] para ter a assembleia [sobre a greve] na sexta-feira'', informou o sindicalista. No entanto, Freitas se diz otimista e crê que o pagamento vá cair no final da tarde.
Os trabalhadores recebem o vale-alimentação todo dia 20. Em outubro, houve atraso significativo, que gerou paralisação de cerca de uma hora nos serviços.
Tempo ruim
Demétrio comentou, ainda nesta segunda-feira (24), que ouviu que pode haver dificuldades financeiras com os próximos pagamentos. Um deles é a primeira parcela do 13º salário, que vence dia 30 de novembro. A outra é o pagamento de novembro, cujo limite é o 5º dia útil de dezembro.
O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Campo Grande. Em outubro, a gestão Adriane negou que tivesse dívidas com as empresas, mas depois da paralisação, admitiu e pagou R$ 2,3 milhões. O dinheiro foi retirado do Fundo Municipal de Saúde.