há 1 semana
Prefeitura descumpriu compromisso cortando benefícios de profissionais da saúde, diz Jean Ferreira
Outro ponto criticado é a ausência de consulta ao Conselho Municipal de Saúde, que deve ser ouvido em alterações que impactem financeiramente os trabalhadores
Dois decretos da Prefeitura de Campo Grande reduziram pela metade os pagamentos de plantões eventuais e cortaram a bonificação de final de ano de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, provocando reação imediata da categoria. Em resposta, o vereador Jean Ferreira (PT) apresentou dois Projetos de Decreto Legislativo para suspender os efeitos das medidas.
Com a redução, plantões que antes rendiam R$ 213,00 por 12 horas em feriados ou fins de semana passam a gerar R$ 106,69. Além disso, a bonificação de Natal e Ano Novo também foi afetada, gerando apreensão entre os profissionais. Segundo Jean, os cortes desestimulam a realização de plantões em períodos de maior demanda e podem comprometer o atendimento à população.
"Isso gera desestímulo e, consequentemente, desassistência na prestação do serviço de saúde", afirma o vereador. Ele aponta ainda que os decretos ferem princípios constitucionais, já que reduções desse tipo só poderiam ser feitas por lei e respeitando a irredutibilidade de vencimentos.
Outro ponto criticado é a ausência de consulta ao Conselho Municipal de Saúde, que segundo a legislação federal, deve ser ouvido em alterações que impactem financeiramente os profissionais.
Jean também destaca a quebra de compromisso por parte da administração de Adriane Lopes, já que representantes da gestão haviam se reunido com sindicatos da categoria e prometido que não ocorreriam prejuízos. "A medida da Prefeitura pegou a categoria de surpresa, especialmente porque, na semana anterior à publicação, a administração municipal havia se comprometido a não realizar cortes no setor", finaliza.