Saúde

há 1 semana

Em busca de saúde e autoestima, jovem decide pela bariátrica: "Quero viver sem medo"

Ideia baseada na experiência da mãe, será ponto de virada para jovem

26/11/2025 às 20:07 | Atualizado 26/11/2025 às 19:14 Carol Rampi
Arquivo Pessoal

A adolescência costuma ser um período marcado por descobertas, inseguranças e muita cobrança estética. Para Mariana Maidana, de 17 anos, essa fase sempre veio acompanhada de outro peso — o do próprio corpo. Ela cresceu ouvindo comentários maldosos e vendo o mundo exigir dela algo que o espelho não refletia.

“Eu sempre fui gordinha, desde pequena”, relembra. “Eu via minhas primas mais magras, sendo muito mais fácil de achar roupas bonitas. Aí eu já ficava com o pé atrás.”

Com o passar dos anos, o aumento de peso se intensificou, especialmente depois da primeira menstruação. Junto veio a falta de ar, a dificuldade para atividades simples e o cansaço emocional de conviver com críticas veladas.

A decisão pela cirurgia bariátrica amadureceu aos poucos. Primeiro, vendo pessoas próximas da família operarem com sucesso. Depois, acompanhando o processo da própria mãe, que também passou pelo procedimento com o especialista em cirurgia bariátrica Dr. Wilson Cantero.

“Eu acompanhei de perto a minha mãe. Eu vi que deu certo. Aí virei pra ela e falei: ‘Mãe, eu quero fazer’.” Ela lembra que a primeira reação da mãe foi perguntar se a filha tinha certeza. Sim, ela tinha.

A preparação para a cirurgia traz desafios. As mudanças alimentares assustam, mas Mariana tenta manter o foco. “No começo dá medo. Você pensa: ‘Será que vou conseguir sobreviver só com isso aqui durante cinco dias de líquido?’”, conta, rindo do próprio exagero. “Só que eu vi minha mãe passando por tudo… e deu certo. Meu psicológico está preparado.”

Hoje, com 117 quilos distribuídos em um corpo que ela descreve como “fora de padrão para a idade”, Mariana imagina como será sua vida no pós-operatório: leve, prática, com mais independência e menos vergonha.

Para ajudar quem vive o mesmo dilema, ela criou um perfil no Instagram para compartilhar a experiência, dúvidas, rotina, evolução e até receitinhas fitness.

A jovem ainda não postou nada, mas garante que vai começar assim que a data da cirurgia for marcada. “Já fiz até um texto de apresentação. Quero tirar dúvidas, porque como eu sou menor de idade, tem muita gente que pergunta.”