Campo Grande

há 1 semana

Feira do Conhecimento transforma escola em palco de descobertas em Campo Grande

Com mais de 100 projetos e participação de 34 escolas, a E.E. Arlindo de Andrade Gomes celebra a força da ciência

28/11/2025 às 18:35 | Atualizado 28/11/2025 às 17:40 Carol Rampi
Reprodução

Nesta sexta-feira (28) e sábado (29), a Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, localizada na Avenida Júlio de Castilho, na Vila do Trabalhador, em Campo Grande, realiza a 35ª edição da Feira do Conhecimento e a 4ª FECIAG (Feira de Ciências da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes), com o tema ‘Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar os desafios climáticos em Mato Grosso do Sul’. 

No ano passado, o evento contou apenas com a participação das escolas da região urbana de Campo Grande, mas este ano ele alcançou abrangência municipal, e reúne unidades escolares da Capital e do município de Jaraguari. 

São 34 escolas estaduais participando desta edição, com 400 alunos e mais de mil pessoas prestigiando os mais de 100 projetos científicos, distribuídos nas áreas de Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e Tecnologia e Linguagens. 

E a feira não fica apenas no âmbito escolar: neste ano, a escola conquistou o edital do POP Ciência - Programa de Popularização da Ciênica, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Com o recurso, a escola conseguiu fortalecer, ampliar e estrutura a Feira, e cada projeto foi desenvolvido com qualidade. Os trabalhos apresentados variaram, com temas ligados ao cerrado, flora e fauna e até mesmo jornalismo.

“Cada sorriso, cada descoberta e cada apresentação mostram a força da ciência e do protagonismo estudantil no Arlindo. Nossa feira não é só um evento, é um movimento de conhecimento e transformação”, disse a organização nas redes sociais. 

O objetivo do projeto é democratizar o acesso à ciência na educação básica pública do Estado, colocando os estudantes como protagonistas nas pesquisas, e levar o nome de uma feira de escola pública ao mesmo patamar das feiras das grandes universidades e institutos federais. 

Nesta sexta, houve a presença de parceria com UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Anhanguera, IFMS, Senai, Fadeb, SED (Secretaria Estadual de Educação), Cnpq, Capes.