Campo Grande

há 5 dias

Vereadora cobra explicações sobre repressão a manifestantes em Campo Grande

Luiza Ribeiro pede convocação do Secretário de Segurança para esclarecer excessos durante manifestação contra a prefeita

30/11/2025 às 11:51 | Atualizado 30/11/2025 às 11:47 Elizeu Ribeiro
Câmara Municipal/Repórter Top

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) anunciou que irá protocolar um requerimento exigindo que o Secretário da Guarda Municipal de Campo Grande compareça à Câmara Municipal para dar explicações sobre a ação da Guarda Municipal contra manifestantes durante um protesto realizado no último sábado, no Centro da cidade. O ato foi realizado por cidadãos em apoio à reivindicação de melhores condições de serviços públicos e em protesto contra a gestão da prefeita Adriane Lopes (PP).

De acordo com Luiza Ribeiro, o uso excessivo da força e as prisões ocorridas durante a manifestação têm um caráter político, sendo uma decisão tomada pelo Secretário Municipal da Administração da prefeita. A vereadora considerou a ação ilegal e inaceitável, afirmando que "é lamentável que uma cidade como a nossa, cheia de problemas, a gente encontre constrangimento arquitetado pela prefeita para que as pessoas que são contribuintes da cidade reclamem seus direitos."

O protesto, que teve uma participação significativa de mulheres, servidores públicos e mães atípicas, foi descrito pela vereadora como uma manifestação pacífica, mas que foi duramente reprimida. Para Luiza, o uso da força para "calar" a manifestação pacífica é um reflexo da falta de sensibilidade do governo municipal com as necessidades da população.

Em suas declarações, a vereadora enfatizou que a prefeita precisa ouvir as demandas da população, afirmando que "a prefeita não entenda que a cidade não está bem e que precisa ouvir as pessoas." Para Luiza, a gestão da prefeita deve ser mais acessível, especialmente para aqueles que buscam uma audiência para expor suas preocupações e sugestões.