Política

há 2 dias

Professor agredido por guardas em protesto garante: 'Adriane ordenou o ataque' (vídeo)

Ativista viu a mãe ser agredida por homens de grupamento especial da Guarda

02/12/2025 às 15:44 | Atualizado 02/12/2025 às 16:59 Thiago de Souza
Professor denuncia tortura da Guarda - Alice Assis

Washington Pagane, conhecido como ''Professor Washington'' revelou, nesta terça-feira (29), os momentos de drama e terror vividos ao ser preso por guardas municipais, na noite de 29 de novembro, em Campo Grande. Ela protestava pacificamente contra a prefeitura e avalia que Adriane Lopes ordenou as agressões e a prisão dele. 

Na reflexão do ativista, que participou do ''A Pauta é Livre'', com Thiago de Souza, a presença do secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, que também é comandante da Guarda Civil Metropolitana, é algo estranho. 

''O maior escalão da GCM estava pessoalmente dando o comando. Quem pediu para fazer aquilo? Os GCMs não iriam agir sem ordem'', avaliou o denunciante. Em outro trecho, o professor falou sobre a entrevista de Adriane, na manhã desta terça-feira, em que chama o grupo de manifestantes de bandidos. 

''Nessa entrevista, a prefeita mostrou quem ela é... ela tirou a máscara e mostrou quem era a comandante no sábado, no dia 29'', acusou o docente. 

''Ou será que o secretário de Segurança vai em todas as operações da GCM?'', questionou o manifestante. O entrevistado refletiu também que houve uma primeira manifestação na tarde de 15 de novembro e por isso o grupo já estaria ''marcado'' pela força de segurança municipal. 

''O protesto foi acompanhado pela Polícia Militar e não aconteceu nada'', diz Washington ao sugerir que o ataque teve conotação política. 

Your browser does not support HTML5 video.
Your browser does not support HTML5 video.