há 12 horas
Árvore de Natal 'derrubada e triste' reflete abandono do Caps Vila Almeida
Paciente relata falta de insumos básicos, ambiente abandonado e profissionais trabalhando com recursos improvisados
Ambiente destinado ao acolhimento de pessoas em tratamento psicológico, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do antigo Vila Almeida, vive uma rotina de abandono, improviso e falta de itens essenciais, segundo pacientes que enfrentam até falta de alimentação no local, em Campo Grande.
De acordo com relato de frequentante do Caps, que pede o anonimato por conta da situação, os pacientes estão sem café da manhã há dias. O lanche, que deveria ser garantido pelo serviço, só é oferecido quando médicos, enfermeiros, recepcionistas e demais funcionários se unem para fazer uma “vaquinha” e comprar alimentos.
“Eles só recebem almoço e janta. É triste ver que até isso falta”, desabafa.
Segundo a paciente, os profissionais atendem em salas improvisadas, algumas em péssimo estado, com estrutura precária.
Ainda conforme repassado ao TopMídiaNews, há casos de usuários que, durante surtos, rasgam roupas e não têm outra peça para vestir, já que o Caps não dispõe de reserva mínima para esse tipo de situação.
“Falta fralda, faltam remédios que deveriam ser entregues na consulta. Não tem suporte nem para quem precisa de internação”, afirma.
A tristeza do ambiente fica ainda pior, segundo a paciente, com o que deveria ser símbolo do Natal, uma árvore 'triste' improvisada, montada com um galho seco e uns detalhes para "enfeitar".
Para a usuária do atendimento, o enfeite resume o sentimento de descaso. “O ambiente já é triste, e ainda colocam uma árvore daquele jeito. Não dá nenhum apoio psicológico. Estou até pensando em doar uma árvore nova”, fala.
Ela destaca que os funcionários fazem o possível com o pouco que têm, mas a estrutura e o suporte fornecidos seriam insuficientes. “O Caps deveria ser um lugar acolhedor, bem-visto, porque trata pessoas que já estão fragilizadas. Mas parece abandonado”, completa.
A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para responder sobre a situação do Caps Vila Almeida e aguarda retorno.