há 5 horas
Centro Municipal suspende realização de raio-X e pacientes ficam sem atendimento em Campo Grande
Usuários relatam que exames foram cancelados por suposto fim de contrato
Pacientes que procuram o Cenort (Centro Ortopédico Municipal), localizado no CEM (Centro Especializado Municipal Pres. Jânio Quadros), em Campo Grande, estão sendo surpreendidos com a suspensão dos exames de raio-X, mesmo após chegarem ao local com procedimentos previamente agendados.
De acordo com relatos de usuários, ao chegarem para realizar o exame nesta semana, foram informados de que o serviço não estava mais disponível. A justificativa, mencionada ‘por debaixo dos panos’ no local, seria o encerramento do contrato com a empresa responsável pelos equipamentos, que teriam sido retirados da unidade. A informação, porém, não foi divulgada oficialmente.
Um dos pacientes contou que o filho havia realizado um raio-X no início de novembro, dentro da normalidade. No retorno agendado para esta semana, a família foi avisada de que o aparelho já não estava mais no Cenort. Apesar do atraso, o atendimento clínico ocorreu, porém, sem a realização do exame, considerado essencial para avaliar a evolução do quadro.
Ainda segundo o relato, servidores orientaram que o exame fosse feito em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou de forma particular. A família conseguiu buscar outra alternativa, mas o paciente demonstrou preocupação com quem não possui transporte ou condições para se deslocar até outras unidades.
O atraso no exame não agravou o tratamento da criança, mas gerou frustração e deslocamentos desnecessários. “Para nós, foi só o transtorno de não ser atendido no dia agendado. Mas penso muito na população que depende exclusivamente do serviço”, relatou.
Até o momento, não há informações sobre prazo para a regularização do atendimento nem confirmação oficial sobre o término de contrato.
A reportagem enviou questionamentos à Prefeitura de Campo Grande para esclarecer a situação, que enviou nota sobre o caso.
"A Secretaria Municipal de Saúde informa que a realização de exames de raio-x no Cenort está ocorrendo normalmente após o equipamento passar por manutenção".