há 14 horas
Operação em MS e mais 5 estados combate esquema que causou prejuízo milionário em cartas de crédito
Ação do DRACCO desarticula grupo que aplicava golpes e negociava veículos ilegalmente
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Castelo de Cartas, que atua simultaneamente em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, para desarticular uma organização criminosa responsável por golpes envolvendo cartas de crédito contempladas e negociações ilícitas de veículos. A ação é conduzida pelo DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado).
As investigações identificaram que o grupo operava também em Campo Grande de forma estruturada e estável, aplicando golpes que causaram prejuízo de R$ 1,5 milhão às vítimas. Com apoio laboratório especializado em rastreamento de lavagem de dinheiro, foram rastreadas diversas transações bancárias feitas por meio de contas de terceiros, incluindo familiares e funcionários, usadas para ocultar a origem dos valores ilícitos.
O núcleo atuante em Mato Grosso do Sul, conforme apurado, mantinha ligação direta com investigados de Rondônia, os mesmos que já haviam sido alvo da Operação Carga Prensada, deflagrada pela Polícia Federal em 2021 por crimes como tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar.
A Polícia Civil solicitou a apreensão de bens, veículos, imóveis e o bloqueio de mais de R$ 7,5 milhões, valor cinco vezes maior que o prejuízo inicialmente apurado.