Campo Grande

há 14 horas

Abdias dos Santos, pioneiro do Guanandi e liderança comunitária histórica, morre aos 84 anos

Fundador do Mercado Dois Irmãos e referência na construção do Guanandi, Abdias deixa trajetória marcada por solidariedade e serviço à comunidade

04/12/2025 às 12:28 | Atualizado 04/12/2025 às 10:57 Felipe Arguelho
Arquivo familiar

O bairro Guanandi se despede de um dos pioneiros e líderes comunitários. Abdias Francisco dos Santos, de 84 anos, morreu após mais de 20 dias internado na Santa Casa devido a uma infecção pulmonar. As informações foram repassadas à reportagem pelo esposo de uma das netas do idoso, que reforçou a importância dele para toda a região. Abdias deixa duas netas.

Natural de Pernambuco, Abdias chegou ao Mato Grosso do Sul ainda jovem e, entre as décadas de 60 e 70, fixou residência na área onde, posteriormente, seria formado o bairro Guanandi. Foi um dos primeiros moradores e uma figura essencial no desenvolvimento daquela parte da cidade.

Ao lado da esposa, dona Lourdes, fundou o tradicional Mercado Dois Irmãos, em parceria com o irmão Manuel, já falecido. O comércio tornou-se referência local e símbolo da história da família. Sua atuação comunitária o levou à presidência do bairro, função em que se destacou pela mobilização popular, articulação de melhorias e defesa constante das necessidades da população.

Como liderança, Abdias teve papel fundamental na implantação e organização de ruas e serviços em toda a região, entre elas a Bahamança, a Rua Jatobá e áreas próximas ao Trevo Imbirussu. Também atuou como assessor parlamentar, contribuindo para conquistar benefícios para moradores e ampliando sua rede de apoio às famílias.

 Abdias teve dois filhos, uma filha faleceu em fevereiro deste ano. Ele e dona Lourdes ficaram conhecidos no bairro pela dedicação incansável à filha, que viveu cerca de 15 anos acamada após meningite. O casal cuidou dela sozinhos, gesto que emocionava a comunidade.

Além disso, mantinha uma quadra de areia, onde eram realizados torneios de futebol que movimentavam crianças, jovens e adultos do Guanandi. Pescador apaixonado, também era muito querido entre pescadores da cidade.

Cerimônia de despedida

O velório de Abdias acontece na Funerária e Pax Nipo Brasileira, localizada na Rua Treze de Maio, 4477 – Bairro São Francisco, no dia 4 de dezembro, às 8h.

O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz, na BR-060, Km 2 – saída para Sidrolândia, às 16h30 do mesmo dia.