Interior

há 8 horas

Presença carimbada em Três Lagoas, 'Cheiroso' é internado para tratamento especializado

Figura conhecida 'morava' bem na região central do município

04/12/2025 às 17:50 | Atualizado 04/12/2025 às 17:00 Carol Rampi
Reprodução

Quem passa pela esquina da Avenida Filinto Muller com a Rua Paranaíba, região central do município de Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande, era recepcionado por Adriano, apelidado carinhosamente de ‘Cheiroso’ pela população do município. Agora, a história da figura icônica ganha uma nova etapa. 

Após anos morando em uma barraca improvisada, ele foi finalmente internado para receber tratamento especializado de saúde mental. A mudança aconteceu após uma mobilização que envolveu moradores, lideranças locais e o poder público municipal, conforme o portal Hoje Mais. 

‘Cheiroso’ é presença marcante nas ruas da cidade, principalmente por morar bem no centro. Ele havia ganhado a barraca de um morador e costumava pedir dinheiro no semáforo, para comprar cerveja e cigarro. 

Mesmo com diversas abordagens da Assistência Social, que ofereceu acolhimento, abrigo e acompanhamento, ele sempre recusou a ajuda formal, preferindo permanecer na rua.

Apesar da recusa, comerciantes e moradores da região o ajudavam com água, comida, roupas e até cobertores. Sua permanência no local também gerava debates sobre saúde pública, segurança e a necessidade de políticas mais efetivas para situações como esta.

Segundo lideranças que acompanharam o caso, a decisão de internar Adriano ocorreu após avaliações técnicas que indicaram risco à sua integridade física e emocional, além de agravamento de seu quadro de vulnerabilidade.