Saúde

há 7 horas

Sem luz e no calor, paciente enfrentam caos na UPA da Vila Almeida (vídeo)

Corredores escuros, piso com buracos e ventilação comprometida colocam pacientes e funcionários em exaustão

04/12/2025 às 18:04 | Atualizado 04/12/2025 às 18:04 Carol Rampi
Repórter Top

Corredores sem luz, paredes descascadas, piso com buracos e calor infernal. Essa é a atual situação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, em Campo Grande, desde a manhã dessa quarta-feira (4). 

Segundo denúncia enviada ao TopMídiaNews, a situação está tão grave que afeta até mesmo os funcionários. “A Upa esta sem energia e sem sistema desde hoje de manhã, cedinho. Pacientes e funcionários estão em exaustão devido ao calor intenso”, revelou a denunciante, que estava no local como acompanhante da mãe, que aguarda vaga em hospital. “A situação está caótica”. 

Em vídeos enviados a reportagem, mostram a situação do local. A maioria das luzes está apagada, o que indica que o local está sem a ventilação adequada, com paredes ‘apenas’ no reboco, e pacientes disputando espaço com obras realizadas no local, com pisos sendo retirados para a instalação de novos - mas que deixam buracos perigosos, principalmente para pacientes com alguma limitação na locomoção. 

A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para esclarecimentos, e aguarda retorno.

Insalubridade nas UPAS

Nos últimos dois dias, a UPA do Coronel Antonino é outra que está deixando os pacientes a própria sorte. Em denúncia encaminhada a reportagem, pacientes relataram caos no atendimento, que geraram até desmaios por conta da demora. 

Em um caso, um jardineiro foi embora sem atendimento, após aguardar mais de seis horas; já outra paciente desmaiou no local após aguardar e não ser atendida nem mesmo na triagem.

“Está um caos aqui. Eu cheguei 8 horas da manhã na UPA Coronel Antonino. Quando foi umas 10 horas, chamaram ela para a triagem, mandaram voltar a sentar, e agora já é 12h e nada de atender. Ela desmaiou lá. Foram correndo buscar ela de volta para a triagem”, relatou.

Segundo um usuário, a UPA enfrentava superlotação e chegou a ficar mais de uma hora sem energia elétrica, o que paralisou a triagem e deixou até a farmácia sem funcionamento.

Your browser does not support HTML5 video.