Campo Grande

há 2 horas

Governo de MS amplia vagas de programas para cuidadores e estudantes de baixa renda

Programas "Cuidar de Quem Cuida" e "MS Supera" ampliam vagas e oferecem apoio financeiro a famílias e jovens em situação de vulnerabilidade

05/12/2025 às 14:51 | Atualizado 05/12/2025 às 13:29 Felipe Arguelho
Reprodução- Agência MS/Monique Alves

Cuidadores de pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda em Mato Grosso do Sul passam a contar com mais benefícios com a ampliação das vagas dos programas "Cuidar de Quem Cuida" e "MS Supera".

O "Cuidar de Quem Cuida" oferece R$ 900 por mês a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência com grau de dependência II e III, ajudando a melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade. Agora, até 2.500 cuidadores podem receber o benefício mensal.

O grau de dependência II se aplica a pessoas que precisam de auxílio em até três atividades de autocuidado, como alimentação, higiene e mobilidade, sem comprometimento cognitivo ou com alterações controladas. O grau III abrange aqueles que necessitam de assistência total em todas as atividades de autocuidado ou têm comprometimento cognitivo.

Além disso, as famílias podem acumular o "Cuidar de Quem Cuida" com outros incentivos financeiros, como o programa Pé-de-Meia, ampliando o suporte às despesas familiares.

O programa "MS Supera" também aumentou suas vagas, passando de 2.200 para 2.500 bolsas, oferecendo um salário mínimo a estudantes de baixa renda. O benefício tem o objetivo de apoiar a permanência nos cursos universitários e de educação profissional técnica, reduzindo a evasão escolar.