Campo Grande

há 1 hora

Cão é encontrado morto em calçada e dono é suspeito de maus-tratos no Parque dos Novos Estados

Perícia constatou que o animal já apresentava sinais de decomposição; dono afirma que cão estava doente há 20 dias

08/12/2025 às 09:11 | Atualizado 08/12/2025 às 10:06 Sarai Brauna
Google Street View

Um cão de porte médio foi encontrado morto na tarde deste domingo (7), na calçada de uma residência na Rua Guarataia, no Parque dos Novos Estados, em Campo Grande. O dono do animal, de 42 anos, foi levado para prestar esclarecimentos na Depac Cepol após a Polícia Militar ser acionada por uma denúncia de possível maus-tratos.

Segundo o boletim de ocorrência, o denunciante informou que havia um cadáver de animal em frente à casa. Quando a equipe chegou, encontrou o cão, de pelagem preta, já em avançado estado de decomposição e exalando forte odor. Os policiais tentaram contato com os moradores, mas ninguém atendeu.

Um vizinho de 24 anos relatou que não via o cão preto há cerca de uma semana, mas afirmou nunca ter presenciado maus-tratos. Ele disse ainda que os proprietários mantinha um comércio nas proximidades.

Com apoio de outra viatura, os policiais localizaram o dono da residência, um motorista de caminhão de 42 anos, que acompanhou a equipe até o imóvel. Ele informou que o animal estava doente havia cerca de 20 dias e que vinha administrando medicamentos. Disse também que saiu para trabalhar pela manhã e não percebeu que o cão havia morrido.

A perícia foi acionada e constatou que as patas traseiras do animal já estavam em estado de putrefação há alguns dias, possivelmente antes do óbito. No local, também foram vistos outros animais em condições consideradas normais, conforme avaliação preliminar da Polícia Civil e dos peritos.

Outro vizinho relatou apenas mau cheiro e falta de limpeza, mas não presenciou agressões ou violência contra os animais.

O dono foi levado à Depac Cepol para prestar depoimento, na condição de suspeito. A Polícia Civil orientou a família a acionar a Solurb para realizar o descarte adequado da carcaça do animal.