Algo mais

há 2 horas

Feriado religioso reúne fiéis em nove cidades de MS em homenagem a Nossa Senhora de Caacupé (vídeo)

Comunidades brasileiras e paraguaias comemoram neste 8 de dezembro a Virgem de Caacupé

08/12/2025 às 13:30 | Atualizado 08/12/2025 às 15:07 Felipe Arguelho
Padroeira do Paraguai é celebrada em Mato Grosso do Sul sob o título de Imaculada Conceição - Reprodução- redes Sociais

O Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Caacupé, padroeira do Paraguai, é celebrado nesta segunda-feira (8) em nove municípios de Mato Grosso do Sul. A devoção paraguaia mobiliza fiéis com missas, tríduos e manifestações populares em Aquidauana, Dourados, Iguatemi, Miranda, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Coronel Sapucaia, Sete Quedas e Porto Murtinho.

A tradição religiosa é marcada pelo tríduo, três dias de oração que antecedem a data, e celebrações no dia 8 de dezembro. Em Campo Grande, embora não haja feriado oficial, capelas dedicadas à santa organizaram tríduos de sexta-feira (5) a domingo (7), com encerramento nesta segunda-feira. Entre os bairros que promovem as celebrações estão Jardim Itália, Jardim Montevidéu e São Conrado.

A devoção à santa tem origem no Paraguai, a partir da promessa de um indígena guarani que, ao escapar ileso de uma perseguição, esculpiu duas imagens de Nossa Senhora. A imagem maior pode ser visitada no santuário da cidade de Caacupé, cujo nome significa “atrás da montanha” em guarani, enquanto a menor foi encontrada no Lago Ypacaraí, consolidando o culto à santa e o crescimento da cidade.

A presença de comunidades paraguaias em Mato Grosso do Sul reforça a tradição, especialmente em bairros com grande concentração de famílias do país vizinho. Segundo o padre Alisson Muryel, da Paróquia Maria Medianeira das Graças, a devoção se espalhou devido aos milagres atribuídos à santa e à importância cultural da fé para essas comunidades.

Em cidades como Porto Murtinho e Dourados, a santa é padroeira e inspira festividades locais. Em Ribas do Rio Pardo, a data coincide com a abertura da programação natalina, incluindo acendimento das luzes, chegada do Papai Noel e shows, enquanto manifestações populares, como o preparo de pratos típicos como chipa e sopa paraguaia, reforçam a tradição religiosa e cultural.

Caacupé ou Conceição? Entenda

Nossa Senhora de Caacupé é venerada como padroeira do Paraguai, sua imagem remonta ao século XVII, consagrada após um milagre atribuído a um indígena guarani, que esculpiu a estátua como forma de gratidão pela própria fuga de uma emboscada. 

No Brasil, especialmente no Mato Grosso do Sul, a devoção a essa santa convive com a tradição de venerar a Nossa Senhora da Conceição: o dia 8 de dezembro marca o feriado religioso dedicado à Imaculada Conceição e a festa de Caacupé acaba sendo celebrada sob o mesmo contexto, integrando a fé mariana à cultura paraguaia presente na região. 

Nossa Senhora de Caacupé e Nossa Senhora da Imaculada Conceição, também conhecida como Nossa Senhora da Conceição, são a mesma figura, mas veneradas sob títulos diferentes. O nome “Imaculada Conceição” refere-se ao dogma católico que afirma que Maria foi preservada do pecado original desde sua própria concepção. Já “Caacupé” é o nome de uma cidade paraguaia onde a devoção surgiu.

 

Your browser does not support HTML5 video.