há 1 dia
Aulas na Rede Estadual de MS começam em 9 de fevereiro de 2026
Ano letivo terá 200 dias e cada escola deverá se adequar ao calendário
Secretaria de Educação de MS já definiu a organização do ano escolar de 2026. As aulas começam dia 9 de fevereiro.
Resolução da secretaria já foi publicada e estabelece diversas diretrizes e procedimentos que devem ser adotados por todas as escolas. O objetivo é garantir o cumprimento da lei e continuidade pedagógica ao longo do ano.
Conforme a divulgação da gestão Riedel, ao todo, o ano escolar de 2026 terá 223 dias, com início em 2 de fevereiro, data destinada à confirmação de lotação e apresentação dos professores. O ano letivo, composto por 200 dias de efetivo trabalho escolar, começa oficialmente em 3 de fevereiro, enquanto as aulas serão retomadas em 9 de fevereiro.
O recesso escolar está previsto para o período de 17 a 31 de julho, e o ano escolar será encerrado em 18 de dezembro, após a realização dos exames finais (10, 11 e de 14 a 16 de dezembro) e do Conselho de Classe Final, programado para o dia 17.
Foi detalhada também a resolução sobre a estrutura das Atividades Pedagógicas Complementares, que segundo a Secretaria, poderão compor até 10% dos dias letivos, e da Jornada Formativa (JF), distribuída ao longo dos quatro bimestres como ação de formação continuada para os profissionais da educação. Essas atividades integram o planejamento pedagógico e são parte fundamental da organização curricular.
O Calendário prevê ainda datas específicas para avaliações bimestrais, funcionamento do programa RAV (Recuperar para Avançar), realização do Pré-Conselho, encontros da Família & Escola — obrigatoriamente aos sábados —, além das orientações para reposições em caso de interrupções das aulas.
Foi observado igualmente que, cada unidade escolar deverá adequar o Calendário Escolar às suas especificidades, respeitando integralmente as normas da Resolução. O documento também reforça procedimentos para validação, registro e acompanhamento do calendário por meio do Sistema Papel Zero e do SGDE (Sistema de Gestão de Dados Escolares).