Política

há 13 horas

Bancada de MS se divide na votação que aprovou PL para reduzir pena de Bolsonaro

PL da Dosimetria reduz tempo de permanência de Bolsonaro no regime fechado; veja votos

10/12/2025 às 08:40 | Atualizado 10/12/2025 às 08:48 Thiago de Souza
Bancada se divide em votação polêmica - Redes sociais e Silas Lima

Votação da bancada de MS na Câmara no chamado PL da Dosimetria ocorreu sem novidades. Dois oito deputados,  quatro votaram a favor do projeto que reduz pena de Jair Bolsonaro e outros condenados pelo 8 de Janeiro e quatro contrários. 

O placar final da Câmara só foi divulgado na madrugada desta quarta-feira (10). Os três bolsonaristas de MS – Marcos Pollon; Rodolfo Nogueira e Luiz Ovando apoiaram o projeto de lei. Beto Pereira (PSDB) igualmente marcou sim a favor de Bolsonaro. 

Contra

Também de forma muito previsível foi a votação dos demais deputados, que são alinhados ao governo ou antibolsonaristas:  Camila Jara e Vander Loubet, do PT e Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, os dois do PSDB. 

Foram 291 votos sim e 148 não. Com a aprovação na Câmara, o texto segue para a análise do Senado Federal. 

O PL 

O texto aprovado reduz penas dos vândalos do 8 de Janeiro e acaba por beneficiar o ex-presidente da República, que segue preso. No caso de Bolsonaro, a cumprimento da pena em regime fechado reduziria para três anos. 

A nova legislação, segue o Metrópoles, prevê que a progressão ocorra após o cumprimento de um sexto da pena, e não mais de um quarto. A mudança não se aplica a casos como crimes hediondos ou réus reincidentes.