há 9 horas
PT anuncia Fábio Trad como pré-candidato a governador de Mato Grosso do Sul
A confirmação do nome de Trad foi feita pelo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores Edinho Silva
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, esteve em Campo Grande neste sábado (13) e oficializou o ex-deputado federal e advogado Fábio Trad como pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026. O encontro reuniu lideranças estaduais e militantes.
Em entrevista, Edinho Silva reforçou que o PT terá candidatura própria ao governo estadual. “Nosso candidato aqui é o Fábio. O Fábio é o nosso candidato ao governo do Estado”, afirmou. Ele também destacou a importância estratégica de Mato Grosso do Sul para a eleição presidencial. “O palanque do presidente Lula aqui será vitorioso”, disse, citando o deputado federal Vander Loubet, presidente do PT no Estado, como pré-candidato ao Senado.
Para o pré-candidato Fábio Trad, a visita do dirigente nacional simboliza a relevância do campo progressista sul-mato-grossense no cenário nacional. “Não é possível que um Estado da importância geopolítica de Mato Grosso do Sul não tenha um palanque competitivo, ideologicamente coerente com o campo progressista liderado pelo presidente Lula”, afirmou.
Trad também defendeu a consolidação de um palanque estadual alinhado ao governo federal e criticou possíveis incoerências no apoio da ministra Simone Tebet (MDB). “O apoio da Simone ao presidente Lula é um apoio ao campo progressista. Não há razão para ela estar com Lula no plano nacional e não estar no palanque progressista no plano estadual”, disse.
Vander Loubet destacou que a prioridade do PT é a construção de uma chapa sólida e competitiva. “Como presidente do partido, coloco a condução política acima do projeto pessoal. Claro que sou pré-candidato ao Senado, mas nossa prioridade é fortalecer o palanque do presidente Lula e a candidatura do Fábio ao governo”, afirmou.
O partido também mantém diálogo com aliados, como PCdoB e PV, para a formação de uma frente ampla em Mato Grosso do Sul. No entanto, nada teria sido definido até o momento e a conversa segue aberta.