Política

há 9 horas

Apontado como pré-candidato ao Governo, Fábio Trad defende palanque estadual alinhado a Lula em MS

Trad foi oficializado como pré-candidato do PT ao governo de Mato Grosso do Sul para as eleições de 2026

13/12/2025 às 18:14 | Atualizado 13/12/2025 às 18:31 Brenda Souza
Fário Trad - Reprodução/Assessoria

Fábio Trad reforçou neste sábado (13), durante visita do presidente nacional do PT, Edinho Silva, em Campo Grande, que pretende construir um palanque estadual alinhado ao governo federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trad foi oficializado como pré-candidato do PT ao governo de Mato Grosso do Sul para as eleições de 2026.

“A esquerda de Mato Grosso do Sul está sim no radar político nacional. Não é possível que um Estado da importância geopolítica de Mato Grosso do Sul não tenha um palanque competitivo, ideologicamente coerente com o campo progressista liderado pelo presidente Lula”, afirmou Trad.

O pré-candidato também destacou a necessidade de divulgar os feitos do governo federal no plano estadual. “Nós vamos comunicar à população os grandes feitos do governo Lula 3, que é um governo ideologicamente honesto, que tomou lado e não contemporizou com setores que impedem os avanços estruturais do país. É intolerável que esses avanços não sejam devidamente reconhecidos no plano estadual”, disse.

Sobre a ministra Simone Tebet (MDB), Trad criticou o que considera uma incoerência entre o apoio dela a Lula no plano nacional e a ausência de alinhamento local. “O apoio da Simone ao presidente Lula é um apoio ao campo progressista. Não há razão para ela estar com Lula no plano nacional e não estar no palanque progressista no plano estadual. Essa contradição precisa ser superada”, afirmou, acrescentando que o convite à ministra permanece aberto.

Segundo Trad, a oficialização da candidatura reforça o compromisso do PT em manter um projeto progressista consistente no Estado e fortalecer a eleição presidencial em Mato Grosso do Sul.