há 3 meses
Manifestação no Centro de Campo Grande pede justiça em casos de maus-tratos a animais (vídeo)
O caso Orelha foi citado pelos organizadores como um dos responsáveis pela mobilização
Uma manifestação realizada na manhã deste domingo (22), realizado na Rua 14 de Julho, entre as avenidas 15 de Novembro e Afonso Pena, em frente à Praça Ary Coelho, em Campo Grande, pediu justiça em casos de maus-tratos a animais.
Conforme o apurado pela reportagem, parte dos manifestantes levou cães ao ato, além de cartazes com mensagens cobrando punições mais severas.
Segundo os organizadores, a mobilização foi motivada por casos recentes de violência contra animais, incluindo o caso conhecido como “Cão Orelha”. O grupo defende mudanças na legislação para que autores de maus-tratos recebam punições mais rígidas.
Uma das mulheres, que participou da manifestação, conheceu o Cão Orelha durante uma viagem para Santa Catarina. Muito envergonhada, ela detalhou que o cachorro era tranquilo.
Durante o ato, a presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários de Mato Grosso do Sul, Nathália Córdoba, afirmou que o objetivo é pressionar o poder público para que os crimes não fiquem impunes.
Os manifestantes também denunciaram possíveis cortes de recursos em serviços voltados ao atendimento animal e relataram casos que, segundo eles, indicam falhas nos protocolos, como o de um cachorro que teria sido sacrificado sem a conclusão de exames.
Entre os participantes, o ativista Aron Torres denunciou o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) sobre a falta de cuidado com os animais acolhidos. Além disso, ele está fazendo um abaixo assinado para que seja feita uma auditoria no CCZ. Para assinar, basta clicar aqui.
Outra pauta levantada foi a responsabilização mais rigorosa de autores de maus-tratos, incluindo menores de idade.
O protesto foi pacífico e chamou a atenção de quem passava pela região central da cidade.