26/02/2026 16:34
Homem é preso em flagrante por maus-tratos a cãozinho em Nova Andradina
Animal estava desnutrido, com carrapatos e sem acesso a água
Um homem de 30 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (26), por maus-tratos contra uma cadela no bairro Santa Terezinha, em Nova Andradina, município a 300 quilômetros de Campo Grande. A cadelinha estava sem acesso a água, comida e infestada de carrapatos.
O caso foi descoberto por meio de uma denúncia encaminhada ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que acionou a Polícia Militar para prestar apoio.
No local, os policiais foram recebidos pela médica-veterinária da Prefeitura, Suzana Amália, conforme informações do portal Jornal da Nova. Segundo ela, o morador mantinha sob sua guarda uma cadela em estado crítico: o animal apresentava desnutrição, infestação de carrapatos e era mantido em condições inadequadas, sem acesso apropriado a água e alimentação.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde o flagrante foi lavrado e permanece preso à disposição do Poder Judiciário.
A cadela, em estado bastante debilitado, foi encaminhada ao Centro de Zoonoses, onde recebeu atendimento veterinário emergencial. A Polícia Militar Ambiental também foi comunicada para adoção das medidas administrativas cabíveis.
O caso será investigado e poderá resultar em responsabilização criminal, conforme previsto na legislação de proteção aos animais.