há 3 meses
Câmera flagra homem jogando entulho em frente a reserva ambiental no Jardim Seminário (vídeo)
Flagrante mostra homem descartando material em calçada próxima à área de preservação
Um morador indignado registrou o descarte irregular de entulho na manhã de terça-feira (3) na Rua Marechal Câmara, próximo ao cruzamento com a Rua Santa Águeda, no Jardim Seminário, em Campo Grande. O material foi jogado na calçada em frente à área de reserva ambiental da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
O flagrante foi feito por um morador da região, que preferiu não se identificar, mas encaminhou o vídeo à reportagem do TopMídiaNews. Nas imagens, é possível ver o momento em que um homem descarta o entulho no local.
O morador relatou que, ao passar novamente pelo local nesta sexta-feira (6), o material ainda permanecia na calçada.
“Nessa Rua Santa Águeda há várias construções. Possivelmente foi algum morador dali ou pedreiro”, comentou o morador ao relatar a situação à reportagem.
O denunciante também destacou que, embora não seja mais possível realizar um flagrante no momento, a divulgação pode ajudar na conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos.
“Já não é tempo hábil para flagrante, mas servirá como conscientização a divulgação. Assim, o povo aprende a ver esses flagrantes e denunciar no 153 ou 190”, concluiu.
Orientação
Conforme o próprio morador falou, é possível denunciar situações de descarte irregular por meio do número 153, da Prefeitura.
Pessoas que sejam flagradas fazendo descarte irregular podem sofrer sanções que incluem multas, responsabilização administrativas e até processos criminais.
As multas previstas vão de R$ 1913,60 por infração, podendo variar de R$ 3.091,50 a R$ 12.366 para casos em que haja flagrante, e podem ser aplicadas pela prefeitura.
Campo Grande tem vários ecopontos em diferentes regiões da cidade, onde o descarte correto pode ser feito.