Política

há 3 meses

Médico e ex-vereador relaciona PT com travestis e é repudiado por transfobia em MS

Entidade de defesa das trans criticou profissional e exige retratação pública

14/03/2026 às 15:15 | Atualizado 14/03/2026 às 15:14 Thiago de Souza
Médico fez críticas ao partido e público trans - Lula Marques e Instagram

O médico e ex-vereador por Corumbá, Oseas Ohara, foi alvo de repúdio por parte da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul, a ATTMS. A entidade classificou postagem replicada por ele nas redes sociais como transfóbica, com questionamentos sobre travestis e Dia da Mulher. 

Conforme nota de repúdio da associação, nesta sexta-feira (13), Oseas replicou um post com os seguintes dizeres: ''Travesti comemorar o Dia da Mulher é igual petista comemorar o Dia do Trabalho''. 

Na visão da ATTMS, a frase utiliza travestis e transexuais como objeto de comparação depreciativa, contribuindo para a reprodução de estigmas contra uma população historicamente vítima de violência e exclusão. 

Entidade lamenta uso do público trans (Foto: Reprodução Facebook)

A nota, assinada pela coordenadora interina, Manoela Kika Rodrigues Veiga, alerta que a transfobia tem consequências jurídicas e citou decisão do STF, que equipara crimes desta natureza aos contidos na Lei do Racismo. 

O texto exige que o médico promova uma retratação pública para assim, reflete a entidade, ''reafirmar compromisso com o respeito, dignidade e os direitos humanos das pessoas travestis e transexuais''. 

Entramos em contato com o médico via rede social. O espaço está permanentemente aberto para manifestação.