PAPY COBROU RESPEITO

26/03/2026 16:35

'Não vou aceitar': presidente da Câmara acaba com baderna de trans em votação polêmica

Elas tentaram impedir vereadora Ana Portela de repudiar homens biológicos em sanitários femininos

26/03/2026 às 16:35 | Atualizado 26/03/2026 às 16:39 Thiago de Souza
Grupo impediu vereadora de falar - TV Câmara - Youtube

Ativistas transexuais causaram baderna durante sessão desta quinta-feira (26), que votava a exclusividade de mulheres biológicas para banheiros públicos em Campo Grande. A interrupção de parlamentares exigiu resposta dura do presidente da Câmara, Papy (PSDB). 

Antes mesmo da votação, há havia animosidade por parte das transexuais e demais ativistas. Elas cobravam respeito e bradavam que a proposta é um ato de transfobia e ataque a esse público. 

Além da consulta das bancadas, houve também pedido de manifestação dos membros da Comissão Permanente da Mulher. Ana Portela  (PL) e  Luiza Ribeiro (PT) divergiram nos votos, sendo a direitista a favor da proibição da entrada de travestis em banheiros de uso coletivo, com os de shoppings. 

Quando Portela iniciou a manifestação, foi interrompida com gritos e xingamentos. Até o presidente Papy foi cortado quando foi falar e adotou tom mais enérgico ante aos ativistas. 

''Não vou aceitar esse tipo de movimento aqui. Chega'', bradou o presidente. Ele explicou que todos os vereadores podem e têm o direito à fala, mesmo que estas não agradem a todos. 

''Aqui nessa casa se fala pela ordem e quem garante a ordem é o presidente que está na mesa. Aqui as divergências são respeitadas. Ouviremos todos com respeito e peço que não interrompam'', exigiu o chefe da Casa.  

A vereadora Ana retomou a palavra e lamentou que ativistas de esquerda e dessa causa falam tanto em respeito, mas não respeitam quando ela, uma mulher, fala. 

''A gente tem que dizer o óbvio. Eu não quero dividir banheiro com homens biológicos. Apenas isso'', bradou a direitista. 

Your browser does not support HTML5 video.