05/04/2026 09:30
Mais que fé, solidariedade! Comunidade se reúne e produz mais de 3 mil ovos de páscoa para doação
A comunidade da Igreja Nossa Senhora de Fátima realiza todos osanos uma ação coletiva de produção e doação de ovos de chocolate
A biomédica Beatriz Myuki Uezato, de 21 anos, se dedica há 12 anos para tornar a Páscoa de milhares de crianças carentes de Campo Grande em um momento especial.
Desde 2014, Beatriz e a sua família fazem parte da comunidade da Igreja Nossa Senhora de Fátima e viram na solidariedade a oportunidade de tornar a data ainda mais especial.
"Não me lembro desde quando, mas a Páscoa sempre esteve presente na minha família. Ela está relacionada com a nossa religião, porque é quando celebramos a ressurreição de Cristo, a representação de renovação e esperança".
Beatriz e a sua família começaram a participar das ações quando a sua irmã mais velha iniciou a crisma na Igreja. Foi nesse momento em que conheceram o Projeto Ser Presente e entenderam que podiam fazer a diferença na vida de diversas crianças.
"O projeto Ser Presente tem como objetivo levar o grande significado da Páscoa: a ressurreição do amor. Pensamos que, mais do que chocolate, distribuímos alegria, dignidade e esperança de um mundo melhor para as crianças que nos recebem com sorrisos. Não tem nada mais gratificante que encha os nossos corações de alegria e esperança do que um sorriso sincero de uma criança".
O projeto foi criado em 2009 e teve uma produção inicial de 40 ovos de chocolate, mas o que começou de forma simples se expandiu exponencialmente nos próximos anos. Em 2012, foram produzidos 900 ovos de chocolate, chegando a mais de 5 mil unidades produzidas em 2014.
Neste ano, a comunidade produziu 3.194 ovos para doação. "Doamos para crianças carentes de várias instituições e também nos hospitais públicos para as crianças que podem comer chocolate", explica.
Todos os ovos são produzidos em um único fim de semana. O processo de produção passa por várias etapas, começando pela arrecadação de chocolate ao leite ao longo dos meses anteriores à data. Todo o processo de derretimento do chocolate, produção das cascas de ovos, embalagem e distribuição é feito pelos fiéis da Igreja.
De acordo com a biomédica, o projeto, que já levou ovos para 39.552 crianças ao longo de 14 anos, segue produzindo ainda mais sorrisos e seguindo à risca os lemas "Ninguém é tão forte que não precise de ajuda e ninguém é tão fraco que não possa ajudar” e “Não entregamos ovos, entregamos sorrisos.”