há 3 meses
Tabata descobriu câncer um mês antes do casamento e agora luta por cirurgia
Procedimento precisa ser feito em pelo menos 60 dias
“Porque o amor é na saúde e na doença”. Foi com essa frase e muita coragem que Tabata Ruama, de 32 anos, decidiu ser maior que apenas o resultado de um exame. Diagnosticada com câncer de mama apenas um mês antes de seu casamento, ela realizou a celebração e agora luta por uma cirurgia decisiva.
A descoberta da doença veio há apenas 30 dias de uma das datas mais esperadas de sua vida, o casamento. “Era o mês do meu ‘sim’, e, mesmo diante do medo, eu escolhi não parar. Eu caminhei até o altar com fé. O ‘na saúde e na doença’ começou antes mesmo da cerimônia”, revela.
Após o casamento, foi o início da batalha, com o começo do tratamento. Tabata passou por quatro sessões de quimioterapias vermelhas e 12 sessões de quimioterapias brancas, que se diferem pelo tipo de medicamento usado e reações causadas.
“Deixei o sonho em pausa e enfrentei as 16 sessões de quimioterapia na Santa Casa de Campo Grande. Não foi fácil, mas eu resisti. No dia 26 de março de 2026, toquei o sino. Era mais que o fim de um tratamento, era uma vitória!”.
Entretanto, durante a realização do exame de painel genético, foi confirmada que Tabata possui uma mutação genética patogênica em seu DNA, no gene ATM, que retira as defesas naturais de seu corpo contra o câncer. Agora, ela precisará fazer a cirurgia de quadrantectomia bilateral e linfonodo sentinela, que visa remover o tumor preservando o máximo possível do tecido mamário.
“Essa mutação aumenta a chance do câncer voltar. Isso significa que preciso, com urgência, passar por essa cirurgia, tenho até 60 dias. O tempo corre contra mim, e pelo SUS [Sistema Único de Saúde] a espera pode levar meses, e eu não tenho esse tempo”.
Tabata busca fazer a cirurgia de forma particular, mas o valor fica em torno de R$ 20 mil. Para isso, ela mobiliza uma vaquinha para levantar custos. Quem quiser ajudar pode doar qualquer valor via Pix usando a chave: 6051918@vakinha.com.br.
“Eu lutei para chegar até o altar. Agora, estou lutando para continuar ao lado de quem eu amo”, finaliza.