há 2 meses
Antiga delegacia vira foco de insetos e abrigo para usuários de drogas no Los Angeles (vídeo)
Moradores relatam que já procuraram Polícia Militar sobre o caso, mas situação dura anos
O que antes era motivo de alívio para a segurança dos moradores do bairro Los Angeles, em Campo Grande, se transformou em apreensão, após o abandono da Base Comunitária da Polícia Militar, na Rua Luís Vasconcelos.
O local foi inaugurado em 2010, instalado para atender os bairros Los Angeles, Morada do Sol, Vespasiano Martins, Jardim Marajoara, Canguru, Jardim Bálsamo, Macaúbas, Jardim das Meninas, Mário Covas, Paulo Coelho Machado e outros da região urbana do Anhanduizinho. Entretanto, mais de 10 anos depois, a base funciona apenas como parada para usuários de drogas e proliferação de animais peçonhentos.
“É um descaso total. Não é só o terreno, lá ainda tem a delegacia, com as peças, as salas, banheiros. É um caos e tem mais de anos que está essa situação”, denuncia uma moradora que não quis se identificar.
Após o desuso do espaço, até móveis foram deixados na instalação, sem nenhum tipo de proteção. “Tinha o quarto onde os policiais descansavam, com cama, colchão, geladeira, fogão, uma cozinha montada, muitas coisas. Os usuários levaram tudo. A única coisa que tem lá são algumas mesas, uma escrivaninha, acredito que não tenha valor. Tinha também um portão enorme lá no fundo que eles levaram, depenaram tudo”. relata.
Além de funcionar como base de segurança da região, a construção também serviu como ponto de encontro para a realização de cursos de aperfeiçoamento técnico para os moradores.
Sem dono?
A reportagem, a denunciante explica que os vizinhos receberam informações de que o espaço pertence à Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, que fica ao lado. Entretanto, em conversa com o diretor, havia a chance de o prédio ser da unidade de ensino, porém a Justiça não concedeu o espaço. “O pelotão é o dono, mas eles não fazem nada”.
No mês de maio, um homem chegou a cair do telhado da casa da mãe e do padrasto da mulher, em tentativa de assalto. Ambos idosos, o casal está com medo de sair de casa e teme pela própria segurança.
“Minha mãe está assustada até hoje. Agora só fica com a porta trancada, não consegue dormir de dia, fica amedrontada. O ladrão caiu do telhado, desmaiou na varanda dela, quase matou o gatinho dela. Fora o prejuízo que ficou para o conserto da casa”.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar para entender a quem o terreno pertence e aguarda posicionamento. O espaço segue aberto para futuras manifestações.