há 2 meses
Funcionárias da limpeza da UFMS denunciam falta de adicional e ameaçam greve em Campo Grande
Além da falta de pagamento, as trabalhadoras estariam sendo ameaçadas pelo supervisor
Funcionárias terceirizadas que atuam na limpeza da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, denunciam que não estão recebendo o adicional de insalubridade referente à higienização de banheiros. Segundo as trabalhadoras, o benefício deveria representar um acréscimo de 40% sobre o salário, mas o pagamento não estaria sendo feito há pelo menos três meses.
Uma das funcionárias, que pediu para não ser identificada por medo de represálias, afirmou ao TopMídiaNews que mais de 30 mulheres que atuam na área de limpeza enfrentam a mesma situação. Ela trabalha no setor da Reitoria e relata que as equipes realizam o rodízio entre diferentes áreas do prédio, incluindo a limpeza dos sanitários.
De acordo com a trabalhadora, o salário base da categoria é de R$ 1.445. Com o adicional reivindicado, a remuneração teria um acréscimo de aproximadamente R$ 578 por mês. "Já faz três meses que eles ficam enrolando a gente. Dizem que o dinheiro está lá, que vão pagar, mas nunca liberam. Toda vez que perguntamos ao supervisor, ele vem com uma história diferente", afirmou.
Ainda segundo a denúncia, as funcionárias alegam que foram cadastradas para receber o benefício, passaram a utilizar coletes de identificação e tiveram a atividade formalizada, mas o pagamento não foi efetivado. A trabalhadora também relata que algumas funcionárias teriam sido ameaçadas de transferência de setor após cobrarem explicações sobre o adicional.
"A gente questionou ele e ele simplesmente falou que, se continuarmos reclamando, vai mudar a gente de setor. Eu acho isso errado, porque estamos limpando os banheiros e eles obrigam a gente a fazer o serviço, mas não querem pagar", disse.
As funcionárias afirmam que aguardam o depósito do adicional junto com o salário previsto para esta sexta-feira (5). Caso o valor não seja pago, elas prometem suspender a limpeza dos banheiros em todos os setores da universidade. "Se até sexta-feira não cair no pagamento, todo mundo vai entrar em greve. Já é uma sacanagem isso. Tem gente limpando banheiro há três meses sem receber. Se contar desde quando muita gente entrou aqui, nunca ninguém recebeu esse adicional", declarou.
As trabalhadoras dizem que a paralisação poderá atingir diversos setores da UFMS, já que a empresa terceirizada responsável pelos serviços de limpeza atua em diferentes unidades do campus.
O TopMídiaNews procurou a UFMS e a empresa responsável pelo serviço para comentar as denúncias de atraso no pagamento do adicional e as alegações de ameaças de transferência de setor. O espaço segue aberto para manifestação.