14/06/2026 07:00
Risco sanitário: carne para merenda escolar é transportada sem refrigeração nas Moreninhas (vídeo)
A entrega estaria sendo realizada em uma escola estadual da região e gerou preocupação em pais e responsáveis de alunos do local
A forma como carnes destinadas à merenda escolar estariam sendo transportadas para uma escola estadual de Campo Grande gerou indignação e preocupação entre moradores da região das Moreninhas.
Segundo relato enviado ao TopMídiaNews, as carnes teriam sido levadas até a Escola Estadual Célia Maria dos Santos, localizada no bairro Moreninha III, sem qualquer sistema aparente de refrigeração. Nas imagens, é possível ver um trabalhador transportando os produtos na caçamba de uma Volkswagen Saveiro Cross antes de levá-los para o interior da unidade escolar.
A denunciante classificou a situação como "inadmissível" e afirmou estar preocupada com os riscos à saúde dos estudantes.
"Isso é revoltante, porque depois as crianças pegam uma intoxicação alimentar e ninguém sabe de onde veio", afirmou. De acordo com a moradora, a gravação foi feita por uma avó de alunos da escola.
O transporte inadequado de carnes pode comprometer a qualidade dos alimentos e favorecer a proliferação de micro-organismos, especialmente quando não são mantidas as temperaturas exigidas pelas normas sanitárias.
Resposta da SED
A Secretaria de Estado de Educação informa que foi aberta uma sindicância para averiguar o ocorrido.
A SED reforça que a aquisição dos gêneros alimentícios - no âmbito da alimentação escolar estadual - ocorre de forma descentralizada, sob responsabilidade das unidades escolares que realizam a gestão e fiscalização dos contratos celebrados.
Conforme protocolo em casos como este, o setor responsável já realizou as orientações e deu encaminhamento para as devidas averiguações.
* Editado às 17h15 para adição da nota da SED