Política

há 2 meses

Concurso sobre a Rota Bioceânica premia 25 estudantes de MS com iPhones

Idealizado pelo senador Nelsinho Trad (PSD), a entrega dos prêmios foi realizada nesta segunda-feira (15)

15/06/2026 às 17:51 | Atualizado 15/06/2026 às 17:39 Brenda Souza
Divulgação

Ao todo, 373 alunos da rede pública participaram da iniciativa, que propôs reflexões sobre os impactos do corredor bioceânico para o Estado e para o país. Vinte e cinco estudantes da rede pública de Mato Grosso do Sul foram premiados nesta segunda-feira (15) durante a cerimônia do 1º Concurso de Redação da Rota Bioceânica, realizada no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Os vencedores receberam iPhones como premiação pelo desempenho no concurso, idealizado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) em parceria com a UFMS, a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Receita Federal.

Segundo a organização, 373 redações foram inscritas por estudantes de diferentes municípios do estado. O tema proposto abordou os impactos, as oportunidades e as transformações que a Rota Bioceânica pode trazer para Mato Grosso do Sul e para o Brasil.

Durante a cerimônia, o senador afirmou que o objetivo da iniciativa foi aproximar os jovens de um projeto considerado estratégico para o desenvolvimento regional.

"Investir em educação é investir no futuro. Quando os jovens pesquisam, estudam e escrevem sobre um tema tão importante para Mato Grosso do Sul, eles passam a fazer parte dessa construção. A Rota Bioceânica não é apenas uma obra de infraestrutura; é um projeto de desenvolvimento que vai abrir oportunidades para as próximas gerações", declarou.

A estudante Giovana Barbosa de Souza, da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha, em Guia Lopes da Laguna, obteve a nota máxima do concurso, com 100 pontos.

Também premiada, Maria Clara Garcia Alves, da Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, em Campo Grande, contou que a preparação para a redação exigiu pesquisa e aprofundamento sobre o tema.

"Gostei muito de participar e quero participar de todos os próximos concursos. A maior dificuldade foi buscar repertório, pesquisar e estudar. Aprendi sobre a diversidade de culturas que fazem parte da Rota Bioceânica e também sobre o espaço geográfico da região", disse.

Durante o evento, a reitora da UFMS, Camila Ítavo, agradeceu a participação dos estudantes e das instituições parceiras. Ela também anunciou a ampliação dos atendimentos odontológicos realizados pela universidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estudantes com melhor pontuação por município

Classificação Geral

1. Evelyn Rafaela da Silva Rambo – Paranhos

2. Enzo Gabriel Pietro – Paranhos

3. Eliton Luiz Gubert de Souza – Itaquiraí

4. Ana Júlia Santos de Brito – Campo Grande

5. Maria Clara Garcia Alves – Campo Grande

6. Ludmilla Araújo de Souza – Campo Grande

7. Brenda Caroline Garcia Gouveia – Paranaíba

8. Maria Vitória Oliveira Fernandes – Ivinhema

9. Érika Gabrielly Silva Morai – Dois Irmãos do Buriti

10. Alessandra Cristina da Fonseca Marcelino – Campo Grande

11. Paulo Henrique Nascimento Lopes – Campo Grande

12. Nicolle Hobold Celin – Campo Grande

13. Isadora Lola S. de Lara – Campo Grande

14. Gabriel Medina Maldonado – Bela Vista

15. Mayra Luiza Ortiz Larrea – Bela Vista

16. Maria Eduarda Martins de Souza – Campo Grande

17. Gianluca Souza Claranhan – Campo Grande