há 3 horas
Prefeitura 'caça' culpados por obras de asfalto e drenagem mal feitas no Lageado
Processo administrativo vai apurar possíveis responsáveis pelo problema; contrato passa de R$ 15 milhões
Prefeitura publicou, nesta terça-feira (16), resolução para apurar eventuais falhas no serviço de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Complexo do Lageado, em Campo Grande.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Sisep, André de Moura Brandão, designou servidores para compor comissão que vai apurar problemas relacionados à empresa contratada para serviço de pavimentação, drenagem de águas pluviais nos bairros Dom Antônio Barbosa e Parque do Sol, região Sul da cidade.
Ainda segundo a publicação, os detalhes de supostos maus feitos foram omitidos, assim como se deu a descoberta dos indícios.
A prefeitura não revelou qual empreiteira é alvo de apuração administrativa. Porém, nos diários oficiais constam que a Sagres Engenharia LTDA fechou contrato com o município para obras de pavimentação e drenagem asfáltica no complexo do Lageado. O valor do pacto foi de R$ 15,3 milhões.
Ainda segundo o diário, a homologação do contrato com a Sagres foi publicada em 19 de julho de 2024.
Reclamações
Em fevereiro deste ano, o TopMídiaNews publicou denúncias de moradores sobre a intervenção. A obra estava parada há aproximadamente sete meses, desde quando foi iniciada, em junho de 2025. Na ocasião, os contribuintes disseram que, com a chuva que caiu no dia 3, a situação fica ainda pior.
Conforme o cronograma oficial, a obra começou em 23 de junho de 2025 e tem conclusão para 15 de dezembro de 2026. Apesar de ainda estar dentro do prazo, moradores afirmam que manilhas de drenagem foram instaladas em alguns trechos curtos e em apenas três ruas.
Após essa etapa inicial, o asfalto não foi aplicado e os locais onde houve intervenção ficaram com buracos abertos, o que tem agravado a situação das vias.
Ainda segundo os moradores, diversos pedidos de providências já foram encaminhados à Prefeitura, solicitando tanto o asfaltamento quanto a drenagem adequada para evitar o acúmulo de água da chuva, mas até o momento não houve retorno efetivo nem retomada da obra.