Campo Grande

há 3 horas

Chá de cadeira no dentista: paciente espera há 6 meses por consulta no Jardim Tarumã

Segundo ela, consultas já foram remarcadas diversas vezes e não conseguiu iniciar o tratamento até o momento

23/06/2026 às 07:00 | Atualizado 23/06/2026 às 08:00 Sarai Brauna
Repórter Top

A dona de casa Ana Paula Anunciação, de 44 anos, denuncia que aguarda atendimento odontológico na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Jardim Tarumã, em Campo Grande, desde dezembro de 2025. Segundo ela, consultas já foram remarcadas diversas vezes e não conseguiu iniciar o tratamento até o momento.

De acordo com a moradora, a primeira consulta foi agendada para abril deste ano, mas acabou sendo transferida para junho. Posteriormente, recebeu uma nova remarcação para julho. Conforme relatou, a justificativa apresentada pela unidade seria a falta de equipamentos para os atendimentos odontológicos.

Ana Paula afirma que precisa de cirurgia em um dente siso e também de outros procedimentos, como tratamento de canal e limpeza. Ela relata conviver diariamente com dores intensas e uma infecção que estaria agravando o quadro.

"Estou sofrendo há mais de dois anos. Meu dente está se destruindo sozinho por causa da infecção. Nem querem olhar meu dente", afirmou.

A moradora conta que já procurou a gerência da unidade diversas vezes, mas não conseguiu resolver o problema. Ela também reclama da dificuldade para conseguir atendimento médico e odontológico na região.

Mãe de dois filhos, sendo um deles uma criança de 5 anos com deficiência intelectual, Ana Paula diz que a situação tem afetado sua rotina e qualidade de vida. "Estou revoltada. Toda vez que chega a data da consulta, ela é remarcada novamente e eu continuo sentindo dor", desabafou.

Segundo a paciente, o atendimento mais recente foi reagendado para o dia 1º de julho. Ela teme, no entanto, que a consulta seja novamente adiada.

A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para esclarecimentos sobre a denúncia e aguarda posicionamento.