Campo Grande

há 2 horas

'Tem criança que vai para escola com sacola no pé': moradores denunciam abandono no Riviera Park

Moradores afirmam que a situação não melhora quando não chove

27/06/2026 às 07:00 | Atualizado 24/06/2026 às 12:03 Sarai Brauna
Repórter Top

Quando chove, a lama toma conta das ruas. Quando o tempo seca, a poeira invade as casas. No Bairro Riviera Park, em Campo Grande, moradores afirmam conviver diariamente com problemas de infraestrutura que afetam desde o transporte público até o acesso de crianças à escola. 

Segundo relatos da comunidade, sair de casa em dias chuvosos se tornou um desafio. Muitos moradores precisam improvisar para conseguir chegar ao ponto de ônibus sem sujar os calçados. "A pessoa já desce do ônibus com o pé na lama. Alunos da escola têm que meter sacolinha no pé, jovens que vêm da faculdade ou os que vêm do serviço. É uma situação muito complicada.", relata o líder comunitário Leandro Café.

A situação afeta principalmente estudantes. Conforme os moradores, como não há escola no bairro, as crianças precisam se deslocar diariamente para outras regiões da cidade. Em alguns casos, o problema já teria causado constrangimentos. "Teve criança que sofreu bullying porque chegava com o calçado sujo de barro. É uma situação muito triste", afirma.

Além da lama, os buracos espalhados pelas vias dificultam o tráfego de veículos. Os moradores relatam que caminhões de coleta de lixo, ônibus e até carretas frequentemente enfrentam dificuldades para circular pelo bairro.

Segundo Leandro, algumas linhas do transporte coletivo deixaram de seguir o trajeto habitual por conta das condições das ruas. Em determinados trechos, os veículos precisam utilizar rotas alternativas para conseguir chegar aos moradores.

Mas o transtorno não surge apenas com a chuva

Quando a chuva dá trégua, outro problema surge. A poeira levantada pelos veículos invade residências e compromete a qualidade de vida dos moradores.

"Chega uma hora que a gente não sabe o que é pior: a chuva ou a seca. Se chove é lama. Se faz sol, é poeira dentro de casa o dia inteiro", desabafa.

Os moradores afirmam que as reclamações à prefeitura são frequentes e cobram uma solução definitiva para os problemas de infraestrutura que, segundo eles, se arrastam há anos.

A  equipe do TopMídiaNews entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande e aguarda um posicionamento sobre a situação.

Your browser does not support HTML5 video.