Campo Grande

há 58 minutos

Decat instaura inquérito para investigar incêndio em abrigos de gatos comunitários em Campo Grande

Segundo testemunhas, fogo foi criminoso, de moradores que não aceitam os cuidados prestados aos animais da região

10/07/2026 às 14:31 | Atualizado 10/07/2026 às 13:26 Carol Rampi
Repórter Top

A Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) instaurou um inquérito para investigar o incêndio que destruiu casinhas confeccionadas para servir de abrigo para gatos comunitários no bairro Nossa Senhora das Graças, próximo à Vila Nasser, em Campo Grande. 

Em nota enviada ao TopMídiaNews, a especializada informou apenas que "tem ciência do caso e instaurou Inquérito Policial para apurar os fatos".

As casinhas, construídas artesanalmente por um protetor independente, foram incendiadas e reduzidas a cinzas. Segundo testemunhas, o ato de vandalismo seria praticado por pessoas da vizinhança que não concordam com o trabalho de proteção aos felinos que vivem nas ruas da região.

Uma moradora do bairro, que não quis se identificar, acompanha o trabalho do protetor e foi a responsável por divulgar a situação. “Os responsáveis precisam ser investigados. As casinhas estavam aqui há aproximadamente três semanas, quando um protetor independente as construiu e deixou na calçada de um terreno baldio, justamente para não incomodar ninguém”, relata. 

Imagens enviadas à reportagem mostram que os abrigos estavam posicionados próximos a cerca de um terreno baldio, sem obstruir a passagem de pedestres. Agora, restam apenas cinzas.

A moradora denuncia ainda que essa não seria a primeira situação de maus-tratos envolvendo os animais da região. "Fui informada de que já ocorreram maus-tratos quando, certa vez, uma gata pariu em uma casinha construída perto da residência de um dos vizinhos. Esse vizinho jogou a casinha fora, sumiu com os filhotes e quebrou os potes de água e ração", afirma.

Ela também relata que, há menos de duas semanas, criminosos atearam fogo no terreno baldio onde viviam uma gata e três filhotes. "Agora ela está na rua e vulnerável. Tenho medo de retaliação", completa.

Trabalho voluntário

O responsável pelos cuidados com os animais do bairro é o técnico em radiologia e protetor independente Cláudio Solano. Ele relata que percorre mais de 30 pontos de alimentação pelo bairro para realizar a alimentação de animais, troca de água e cuidados veterinários que forem necessários. 

“Estou na causa animal há dois anos, entrei por amor aos animais, por ver o sofrimento deles nas ruas. As casinhas comecei a confeccionar já tem uns dois anos também e distribuímos em torno de 30 casinhas nos lugares mais vulneráveis, onde não tem abrigo”, relata. 

Cláudio ainda revela que, ao longo desses dois anos, muitas casinhas já foram roubadas. “Tudo isso custa, fabricar essas casinhas. É muita atividade, logística, vai muito tempo para construir, levar, arrumar elas nos locais”. 

A alimentação é feita todos os dias nos 30 pontos. “Percorro de manhã e de tarde. O ponto onde as casinhas foram queimadas eu vou todos os dias, no fim do dia, faça chuva ou faça sol. Aí de repente, eu vi ela queimada lá”, relembra. 

O protetor destaca que situações assim não são novidade. “Infelizmente, muitas pessoas não gostam dos animais e não gostam da gente que dá ração para eles. Além desse problema do vandalismo, muitas pessoas que não gostam dos animais vêm arrumar confusão com a gente que alimenta. Estou respondendo há pelo menos três processos. Há pessoas que quase agridem a gente por estar colocando água e ração. É uma ignorância muito grande”. 

Cláudio também relata que gatos já morreram devido a maus-tratos e outros seguem internados. “É um crime fazer isso com os animais. Precisa pegar os culpados e puni-los”.

Com gastos em torno de R$2 mil por mês, ele ainda pede a ajuda da população para conseguir arcar com os gastos. “Precisamos de dinheiro para comprar materiais para as casinhas e as rações apropriadas, lar temporário e até para a castração”. Para mais informações ou doações, é possível entrar em contato pelo telefone 67 9982-3717.