há 6 horas
Ex-prefeito Alcides Bernal é velado em Campo Grande
Sepultamento será realizado ainda hoje no Cemitério Jardim das Palmeiras
O corpo do ex-prefeito de Campo Grande Alcides Jesus Peralta Bernal, de 60 anos, começou a ser velado na manhã desta segunda-feira (13), na Capela do Cemitério Jardim das Palmeiras, localizado na Avenida Tamandaré, nº 6.934, no Jardim Seminário. O sepultamento está previsto para as 16h, no próprio cemitério.
Bernal morreu durante a madrugada desta segunda-feira, após complicações cardíacas. Ele estava internado na Santa Casa de Campo Grande em razão de um infarto agudo do miocárdio e passava por um procedimento cirúrgico quando os médicos identificaram uma trombose em stents colocados nas artérias dele.
Segundo informações apuradas pela reportagem, durante a cirurgia o ex-prefeito sofreu duas paradas cardíacas. Ele chegou a ser reanimado e encaminhado em estado instável para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) Cardiológico, mas voltou a apresentar outras duas paradas cardiorrespiratórias e morreu por volta de 0h35.
A morte ocorre menos de quatro meses após Bernal ser preso, em março deste ano, suspeito de matar o empresário e servidor público Roberto Carlos Mazzini, de 61 anos, em uma residência na região central de Campo Grande.
Na ocasião, o ex-prefeito alegou ter agido em legítima defesa, mas permaneceu preso e chegou a ser encaminhado ao sistema prisional. A investigação sobre o caso segue em andamento.
Advogado por formação, Bernal ganhou projeção política ao ser eleito prefeito de Campo Grande em 2012. Seu mandato foi marcado por disputas políticas e pelo processo de cassação que o afastou da administração municipal. Ao longo da carreira, também exerceu mandato como vereador e deputado estadual.
A defesa de Bernal foi procurada anteriormente para comentar o processo criminal relacionado ao homicídio, mas não havia se manifestado. O espaço permanece aberto para posicionamento.