Cidades

há 2 horas

 MS registra aumento de 55% de acidentes envolvendo obras e rede elétrica no primeiro semestre

Energisa reforça orientações para prevenir acidentes durante obras, reformas e pinturas 

22/07/2026 às 14:51 | Atualizado 22/07/2026 às 13:44 Sarai Brauna
Arquivo TopMídiaNews

Os acidentes na construção civil próximas à rede elétrica aumentaram 55% em Mato Grosso do Sul no primeiro semestre de 2026. Nos seis primeiros meses do ano, a Energisa MS registrou 14 ocorrências, contra nove no mesmo período de 2025.

O aumento acende um alerta para os riscos durante obras, reformas e pinturas realizadas sem o planejamento e os cuidados necessários. Grande parte desses acidentes ocorreu durante o uso de escadas, andaimes vergalhões, calhas, réguas de pintura e outros materiais metálicos muito próximos da rede elétrica. Em algumas situações, não é necessário nem mesmo o contato direto com os fios, já que a aproximação de equipamentos e objetos metálicos podem ser condutores e causar uma descarga elétrica. 

Por isso, antes de iniciar qualquer obra ou reforma, é fundamental avaliar o local e garantir uma distância segura da rede elétrica. "Muitas pessoas acreditam que o acidente só acontece quando há contato direto com os fios, mas isso não é verdade. Em determinadas situações, a simples aproximação de equipamentos ou objetos metálicos da rede pode provocar uma descarga elétrica, causando queimaduras, fraturas, lesões graves e até a morte", explica a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso do Sul, Renata Rodrigues. 

Confira algumas orientações de segurança: 

- Mantenha distância mínima de três metros da rede elétrica durante obras, principalmente em telhados e edificações com mais de um pavimento;  
- Nunca monte andaimes, apoie escadas ou manuseie vergalhões, calhas e outros materiais metálicos próximos à rede elétrica;  
- Não lance cabos ou fios sobre a rede elétrica, mesmo que estejam encapados;  
- Não improvise extensores para ferramentas, como cabos de rolos de pintura;  
- Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) adequados à atividade;  
- Não toque nem utilize instalações elétricas expostas, especialmente em ambientes úmidos. 

Em caso de acidente ou de qualquer situação de risco envolvendo a rede elétrica, a orientação é manter distância do local e acionar imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 722 7272.

Se houver vítimas, o Corpo de Bombeiros, pelo 193, e o Samu, pelo 192, também devem ser acionados.