há 2 meses
Avião de Valdir Zorzo é apreendido durante exportação ilegal de 189,5kg de ouro na Bolívia (vídeo)
O minério seria levado para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Um avião ligado ao empresário Valdir José Zorzo, de Campo Grande, proprietário do Grupo Dallas Alimentos, passou a ser citado na investigação sobre a tentativa de exportação ilegal de 189,5 quilos de ouro, avaliados em cerca de US$ 25 milhões, frustrada pelas autoridades bolivianas no aeroporto internacional de Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa boliviana, a aeronave Astra SPX, de matrícula PS-ZRZ, teria saído de Campo Grande, feito escala em Corumbá e, em seguida, seguido para Viru Viru. O avião seria utilizado para transportar a carga de ouro em um voo fretado que teria como destino São Paulo e, posteriormente, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A carga foi descoberta durante a madrugada, após funcionários da administradora aeroportuária NAABOL acionarem a polícia ao identificarem quatro malas suspeitas durante a inspeção por raio-X. No interior, foram encontrados 189,5 quilos de ouro.
O principal investigado é Adrián Lema Roca, de 22 anos, preso em flagrante. Segundo as autoridades bolivianas, ele apresentou documentos supostamente emitidos pela Aduana Nacional para autorizar a exportação do minério. No entanto, após análise do Serviço Nacional de Registro e Controle da Comercialização de Minerais e Metais (Senarecom), foi constatado que a autorização e o código QR apresentados eram falsos.
Segundo o site da Rádio RKC, na última sexta-feira (24), o juiz Fernando Daniel Mejía Gallardo determinou a prisão preventiva de Adrián por 150 dias no presídio de Palmasola. O magistrado também ordenou uma nova pesagem da carga, utilizando balanças de precisão para confirmar o peso exato do ouro apreendido.
Aeronave deixou a Bolívia
Mesmo com o ouro apreendido, a aeronave PS-ZRZ deixou a Bolívia após permanecer no país durante as diligências iniciais da investigação. Segundo registros de voo divulgados pela imprensa local, o jato retornou ao espaço aéreo internacional sem a carga.
Até o momento, não há informação de que o empresário Valdir José Zorzo tenha sido formalmente investigado ou acusado pelas autoridades bolivianas. A divulgação da matrícula da aeronave ocorre no contexto da apuração sobre o voo fretado utilizado na tentativa de exportação do ouro.
A reportagem procurou a família para falar sobre o assunto, mas, até a publicação desta matéria, não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestações futuras.
Pronunciamento do grupo Dallas:
Diante das publicações que mencionam o Sr. Valdir José Zorzo e o Grupo Dallas, esclarecemos:
A aeronave de prefixo PS-ZRZ é de propriedade particular, destinada a uso próprio, e não opera serviços de fretamento comercial. Seu proprietário não estava a bordo e não autorizou qualquer operação em desacordo com as leis vigentes.
A informação de que a aeronave teria sido apreendida não é verídica. A aeronave encontra-se em território brasileiro e não está sujeita a qualquer medida de apreensão.
O Sr. Valdir Zorzo tomou conhecimento dos fatos por meio da imprensa e determinou a imediata apuração interna, com preservação integral dos registros e colaboração com as autoridades competentes, no Brasil e no exterior.
O Sr. Valdir Zorzo e o Grupo Dallas repudiam qualquer prática ilícita e colocam-se à disposição das autoridades para o pleno esclarecimento dos fatos.
Em respeito ao sigilo das investigações em curso, o Grupo Dallas se posicionará em momento oportuno.
* Matéria editada para acréscimo da nota empresarial