Geral

há 23 minutos

Datafolha confirma tracking e derruba tese de Flávio, dizem petistas

Pesquisa mostra Lula com 47% contra 43% de Flávio Bolsonaro no segundo turno; para aliados, resultado confirma cenário monitorado interno

22/08/2026 às 14:37 | Atualizado 22/08/2026 às 11:57 Metrópoles, parceiro do TopMídiaNews
Lula está à frente em todos os cenários - Carla Sena - arte Metrópoles

Integrantes da campanha do presidente Lula avaliam que a pesquisa Datafolha, divulgada na noite de sexta-feira (21/8), não trouxe surpresas para a equipe do petista.

Segundo aliados, o levantamento sobre a intenção de voto para a Presidência da República confirmou integralmente os números apontados pelo tracking interno realizado pela campanha.

Na avaliação da equipe, os dados indicam ainda que, apesar das crises envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente, e Marco Aurélio Santana, o Marcola, ex-principal assessor de Lula, os episódios, até o momento, não tiveram impacto significativo nas pesquisas de intenção de voto.

Segundo o Datafolha, Lula  aparece com 47% das intenções de voto no segundo turno, contra 43% de Flávio Bolsonaro.

Na rodada anterior, realizada em julho, o petista tinha 48%, enquanto o senador registrava os mesmos 43%. A vantagem, portanto, caiu de cinco para quatro pontos percentuais.Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Para integrantes da campanha de Lula, o resultado também desmonta a narrativa construída pelos adversários ao longo da semana. Segundo eles, aliados de Flávio passaram os últimos dias afirmando que a disputa já estaria empatada ou que o senador teria ultrapassado o presidente.