Algo mais

há 2 horas

Aos 127 anos, Campo Grande é lar há 26 anos para família que veio em busca de oportunidades

Manoel José da Silva trouxe a sua família para a Cidade Morena e nunca mais saíram

26/08/2026 às 13:30 | Atualizado 25/08/2026 às 11:24 Rebeca Ferro
Arquivo Pessoal

Para Manoel José da Silva, de 82 anos, relembrar a história de sua família é mais do que apenas pensar em momentos vividos com os que ama. É também lembrar de todos os lugares por onde passaram, principalmente a chegada em Campo Grande, onde decidiram formar um lar. 

A história da família começou no Paraná, onde Manoel José conheceu a sua esposa e juntos tiveram sete filhos. Com o passar dos anos e em busca de melhores oportunidades de emprego, a família morou em alguns estados, como São Paulo, Bahia, Rondônia, até por fim chegar em Mato Grosso do Sul. 

"Nós viemos de Rondônia no ano 2000 em busca de serviço e conforto, e a nossa surpresa foi chegar aqui e encontrar um espaço confortável para o trabalho, já que eu sou carpinteiro".

Segundo Manoel José, a sua preocupação era também encontrar um lugar onde a saúde da família não fosse mais um problema, e foi isso que ele encontrou em Campo Grande. 

"Eu gostei da cidade assim que cheguei e ainda gosto. Se eu pudesse escolher, ainda tomaria a decisão de voltar para Campo Grande".

Segundo Mariana da Silva Arantes, neta de 18 anos de Manoel José, quando a família chegou em Campo Grande, a sua mãe e filha mais nova já tinham 19 anos e decidiram que iriam permanecer na capital para estabelecer a sua família. 

"Atualmente, apenas a minha mãe e mais duas tias moram aqui em Campo Grande; as outras três moram em outros estados". 

No ano em que a Cidade Morena completa 127 anos, a família de Manoel José da Silva celebra os 26 anos de história na cidade que escolheram como lar.