Como assim?

há 19 minutos

Sesau muda horários da rede de saúde com ampliações e redução de plantões em Campo Grande

Alterações foram publicadas em edição extra e passaram a valer já nesta terça-feira; confira

01/09/2026 às 13:11 | Atualizado 01/09/2026 às 13:10 Dayane Medina
Arquivo TopMídiaNews

A Prefeitura de Campo Grande mudou os horários de funcionamento de unidades da rede municipal de saúde de um dia para o outro. A alteração foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (31) e passou a valer já nesta terça-feira (1º).

A Resolução Sesau nº 1.025 modifica os horários de estruturas ligadas à Superintendência de Atenção Especializada e Urgências à Saúde. O documento estabelece a nova organização, mas não prevê período de transição para os usuários.

Entre os serviços de urgência, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os CRSs (Centros Regionais de Saúde) seguem funcionando 24 horas por dia. O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) aparece com atendimento diário das 6h às 19h, enquanto o Cenort passa a funcionar das 6h à meia-noite, apenas para urgência e sem atendimento ambulatorial.

Na rede de saúde mental, os Caps AD IV, Caps AD III, Caps III Afrodite Doris Contis, Caps III Margarida, Caps III Vila Almeida, Caps III Aero Rancho e Caps III Infantojuvenil aparecem com funcionamento de 24 horas, dividido entre atendimento e plantão. As residências terapêuticas e a Unidade de Acolhimento Adulto “Pro Dia Nascer Feliz” também permanecem abertas durante todo o dia.

No atendimento especializado, o CEM (Centro Especializado Municipal Presidente Jânio da Silva Quadros) passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. O plantão ocorre das 18h às 22h nos dias úteis e das 6h às 18h aos sábados.

Na comparação com o horário anterior, o plantão do CEM perdeu duas horas por dia útil, já que antes começava às 16h e agora passa a iniciar às 18h.

O Cadim (Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal) terá atendimento de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite. Aos sábados, domingos e feriados, o plantão também será das 6h à meia-noite. Já a UERD (Unidade Especializada de Reabilitação e Diagnóstico) terá ambulatório das 6h às 18h e plantão das 18h às 22h durante a semana.

No Cadim também houve redução no plantão durante os dias úteis. O serviço, que antes funcionava das 16h às 23h, passa a funcionar das 18h às 22h, o que representa três horas a menos de plantão por dia.

A Gerência de Regulação Ambulatorial passa a funcionar das 7h às 23h de segunda a sexta-feira e das 7h às 19h aos sábados e feriados. Outros centros especializados também tiveram os horários redefinidos.

A Sesau informa ainda que a mudança nos horários não altera a carga horária dos servidores nem cria novas jornadas de trabalho.