há 2 horas
Arrombamentos e furtos frequentes têm tirado a paz de comerciantes da Rui Barbosa (vídeo)
Os criminosos, geralmente moradores de rua, aproveitam a madrugada para invadir os estabelecimentos
Comerciantes da Rua Rui Barbosa, em Campo Grande, afirmam que estão enfrentando uma sequência de arrombamentos e furtos durante a madrugada e pedem reforço na segurança da região. Segundo os empresários, pelo menos três estabelecimentos foram invadidos somente no dia 7 de setembro.
O empresário Carlos Camargo Falcão, dono de uma loja de games, diz ter procurado ajuda após conversar com outros comerciantes que também foram vítimas. Ao todo, cinco estabelecimentos localizados na mesma região, entre eles uma gráfica, um bar, uma loja de roupas, uma oficina de motos e a loja de videogames, relataram ocorrências.
De acordo com os comerciantes, os invasores têm agido em diferentes momentos e seriam pessoas diferentes. Eles também relatam prejuízos provocados pelas invasões e furtos de produtos e equipamentos.
Em um dos casos, segundo os relatos, uma moto que havia sido deixada em frente a uma oficina para ser consertada acabou sendo furtada enquanto o proprietário do veículo não estava no local.
Uma camiseteria da região, já teria sido alvo de criminosos pelo menos sete vezes, sendo quatro entre a segunda-feira (7) e a madrugada desta quinta-feira (10). Uma gráfica e uma boate também teriam sido invadidas em outras ocasiões.
Os comerciantes afirmam ainda que parte dos casos estaria relacionada à presença de pessoas em situação de rua na região, mas não apontam que todos os suspeitos sejam moradores de rua.
Segundo Falcão, os empresários já registraram ocorrências e procuraram a polícia, mas reclamam da sensação de insegurança e dizem não saber mais quais medidas tomar diante da repetição dos crimes.
Os comerciantes pedem reforço no policiamento durante a madrugada e medidas para tentar impedir novos arrombamentos na região.