há 1 hora
Gerson Claro destaca qualificação profissional diante do crescimento de MS (vídeo)
Um dos exemplos é a CNH Social, programa que oferece habilitação gratuitamente a pessoas de baixa renda, como uma iniciativa capaz de aproximar trabalhadores de vagas que exigem carteira de motorista
A expansão da economia de Mato Grosso do Sul e a necessidade de qualificação profissional são usadas pelo deputado estadual Gerson Claro (PP) como exemplo da importância de políticas públicas voltadas à empregabilidade.
Um dos exemplos é a CNH Social, programa que oferece habilitação gratuitamente a pessoas de baixa renda, como uma iniciativa capaz de aproximar trabalhadores de vagas que exigem carteira de motorista.
Segundo Gerson, a qualificação também aumenta a concorrência por mão de obra e pode pressionar empresas a melhorar as condições oferecidas aos trabalhadores.
“Uma coisa é ter o emprego, outra coisa é ter concorrência. Lógico que quando tem concorrência, o empresário, para não perder o seu empregado, o seu funcionário, tem que pagar mais. E o empregado, para melhorar, tem que se qualificar mais para vir para essa nova empresa”, afirmou.
O deputado relembrou ainda um projeto voltado à formação de motoristas profissionais. De acordo com ele, mil vagas para obtenção da CNH foram disponibilizadas e preenchidas em poucas horas. Mesmo após a conclusão da formação, segundo Gerson, o mercado voltou a registrar déficit de profissionais.
“Quando terminou o curso que deu essa CNH, estava faltando mais de mil motoristas de novo. E falta motorista para caminhões hoje”, disse.
Na avaliação do parlamentar, a experiência mostra que a qualificação precisa acompanhar as transformações do mercado de trabalho. Com a chegada de novos investimentos e a diversificação da economia sul-mato-grossense, ele defende que o Estado antecipe as necessidades de mão de obra.
Gerson também destacou a necessidade de ampliar a participação feminina no mercado de trabalho. “Você tem emprego para o homem, mas você tem a mulher que está ali, que chega, que tem que ter junto também essa participação na sociedade”, afirmou.